Prorrogadas inscrições para o ‘Prêmio Lélia Gonzalez’

FONTEDa SEPPIR
Lélia Gonzales (Foto: Acervo JG/Foto Januário Garcia)

O prazo para postagem de propostas para o ‘Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras’ foi prorrogado em função da greve da Empresa Brasileira de Correios, deflagrada em cerca de 13 Estados do país. A nova data de encerramento das inscrições será divulgada até quarta-feira (19/02), mas as entidades podem continuar enviando seus projetos, de acordo com orientações do Edital.

Lançado em 18 de dezembro, pelas secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e de Políticas para as Mulheres (SPM), ambas da Presidência da República, o Prêmio tem o objetivo de promover o reconhecimento das afro-brasileiras como protagonistas do enfrentamento ao racismo e ao sexismo. Visa também à articulação entre ações destinadas a esse público específico na sociedade civil e no âmbito governamental, bem como a disseminação de experiências inovadoras realizadas por organizações de mulheres negras.

A nomenclatura é uma homenagem a Lélia Gonzalez (1935-1994), antropóloga e ativista fro-brasileira, cujo legado é fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, além de iniciativas que visam ampliar a participação política das mulheres.

O concurso faz parte de um conjunto de Ações Integradas para as Mulheres Negras articuladas pela Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR. A base para essas iniciativas são as prioridades estabelecidas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, especificamente no ‘Eixo 9 – Enfrentamento ao Racismo, Sexismo e Lesbofobia’, e no Estatuto da Igualdade Racial (lei nº 12.288/2010).

 

-+=
Sair da versão mobile