PV diz que PSDB foi “descuidado” com seu programa de governo

Por: Wanderley Preite Sobrinho

Para Marina, PT acolheu melhor as sugestões enviadas por seu partido


Embora tenha optado por não declarar apoio nem a José Serra (PSDB) nem a Dilma Rousseff (PT) no segundo turno da campanha presidencial, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que concorreu ao Planalto pelo PV, afirmou neste domingo (17) que o PT deu mais atenção que o PSDB ao programa de governo que seu partido encaminhou para as duas legendas assim que acabou o primeiro turno.

A declaração foi feita após a reunião plenária em que foram definidas as posições de Marina e do PV para o segundo turno.

O programa – discutido por Marco Aurélio Garcia (um dos coordenadores de campanha de Dilma) e pelo senador eleito pelo PSDB Aloysio Nunes Ferreira – foi entregue aos dois partidos com a promessa de que o voto do PV seria declarado à legenda que abraçasse os 12 tópicos defendidos.

O resultado final foi que tanto PT quando PSDB aceitaram a maioria das sugestões com pequenas ressalvas. Os verdes, no entanto, reclamaram de “falta de atenção”, especialmente do PSDB. Segundo Marina, o PT foi mais cuidadoso.

– Nós tivemos acolhimentos parciais nas respostas enviadas. Na proposta do PT, houve maior acolhimento, o que não significa que o sistema esteja fechado. Eu trato isso como um início de conversa.

Antes dessa afirmação, o vice-presidente da sigla, Alfredo Sirkis, já havia avaliado as respostas de tucanos e petistas. Ele foi enumerando cada um dos 12 itens e comentando a posição tomada por cada sigla.

Como as principais críticas foram reservadas ao PSDB, alguns militantes do PV chegaram a imaginar que Marina iria aderir à candidatura petista.

Sobre a reforma política, por exemplo, Sirkis afirmou que os tucanos confundiram a sugestão de voto distrital misto com a de voto distrital puro.

– Foi, no mínimo, falta de atenção.

Já sobre as propostas para segurança pública, ele afirmou “que o PT tem uma aceitação maior [que o PSDB], mas também não safisfaz completamente”.

As críticas mais contundentes aos tucanos foram à sugestão do PV de vetar o Código Florestal, em discussão no Congresso.

– O PSDB respondeu o documento de forma descuidada.

De acordo com ele, o texto de resposta enviado pelo PT “representou uma certa atenção em um texto programático”.

– O do PSDB era [um texto] confuso, político, que deu a impressão de ter sido feito em uma pressa extrema.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=