Quando o mito vira réu, vulgo Jair Bolsonaro.

Em tempos de performances pseudos libertárias e outros tipos de manifestações, digamos pouco inteligíveis, um “artista” consegue se destacar dos demais e se manter um longo tempo sob os holofotes, fazendo do seu personagem um ícone da dramaturgia política brasileira. Sem papas na língua, chegado a uma polêmica, defensor de ideias radicais e de comportamento explosivo, certamente ele alavancaria a audiência de qualquer reality show televisivo, mas talvez nunca fosse o campeão da disputa. Por que? Porque ele só está ali para criar polêmica. Essa é a sua função. Nada mais. Se você pensa que estou falando do deputado Jair Bolsonaro, você acertou.

Por Nêggo Tom Do Brasil247

O intérprete do personagem “O mito” talvez seja o político mais performático e o mais convincente na arte de atrair admiradores através da falácia, que já vimos por aqui. Os seus seguidores certamente chamarão, a mim e a qualquer outra pessoa que se recuse a vê-lo como o Darth Vader do congresso nacional, de analfabeto político, de vagabundo, de esquerdista, de comunista, de bolivariano, de beneficiários de bolsa família e etc de baboseiras. Isso a gente já sabe! O que eu gostaria de saber, agora que o STF o indiciou como réu por apologia e incitação ao estupro, é, qual e como será a nova performance política do arquétipo de Hitler?

Acostumado a usar a tribuna do plenário da câmara para vociferar que não tem medo de perder o mandato e para mandar recados, sempre ofensivos e quase sempre desrespeitosos, aos seus adversários políticos, o aprendiz de ditador vai precisar se reinventar. Como mito, ele se coloca e admite que os seus seguidores o coloque, acima do bem do mal. E como réu? Temos casos emblemáticos na nossa teledramaturgia, de grandes atores que não convencem interpretando personagens diferentes dos habituais. Ser pedra é bem mais cômodo do que ser vidraça, mas todos nós já estivemos dos dois lados algum dia. A diferença é que quando não jogamos pedra na vidraça dos outros, temos boas chances de ninguém jogar na nossa.

Revendo o vídeo de 2003, onde o deputado discute com a também deputada Maria do Rosário, percebo o quanto o povo brasileiro está carente de bons exemplos na nossa política e estendo a crítica à deputada envolvida no caso. Ela interfere, sem ser convidada, na entrevista que Bolsonaro concedia a uma emissora de TV. No mínimo falta de educação e bons modos de sua parte. Mas o que se sucede é muito pior, se tratando de um parlamentar que almeja assumir a presidência do país. Ao dizer que não estupraria a deputada por ela não merecer e chamá-la de vagabunda, Bolsonaro explicita a sua falta de decoro, não só parlamentar, como também moral.

Já em outra entrevista, ele reafirma e acrescenta que “Ela não merece ser estuprada porque é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece.” Se isso não é apologia ao estupro é o que? A falta de bom senso no uso das palavras expõem a ignorância dos arrogantes e daqueles que julgam que as dominam muito bem. E como todo arrogante que se preza, a justificativa para limpar a caca expelida pela boca é contextualizar o que foi dito, chamando assim de idiota todos aqueles que entenderam de forma diferente, o que só poderia ser entendido dessa forma.

Ah! Mas ela o ofendeu primeiro. Ele apenas revidou. Ok! Esse é o argumento usado por todos que escondem a sua verdadeira face, para externar, num momento de raiva, o que está internalizado dentro de si. O racista no meio de uma discussão chamaria o seu opositor de macaco e depois justificaria dizendo que foi ofendido primeiro, quando na verdade ele apenas usou a discussão como pretexto para expressar o que ele normalmente pensa e reprime no seu dia a dia. Não que Bolsonaro seja um estuprador. Não é. Mas a estupidez e a infelicidade de suas palavras, infelizmente, não admitem outra interpretação. Deu a entender que se justifica o estupro de uma mulher bonita. Um postulante a presidência da república não pode ser tão imprudente e inconsequente em suas declarações.

Se condenado, pode ficar inelegível. O que não seria nada ruim para a sociedade e poderia se aplicar da mesma forma, a deputada vítima no processo e a muitos outros políticos que defendem causas duvidosas e que não visam o bem estar de toda a coletividade. Ao que parece ele já começou a baixar o tom. Em entrevista concedida após a decisão do STF, percebe-se um mito abatido e incrédulo com a situação na qual se encontra. Jamais poderia imaginar que fosse indiciado. Logo ele, o arauto da moralidade nacional, a salvação da pátria, o resgate da ordem e da decência. Sem perceber, pediu clemência ao STF e por tabela a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com suas palavras, o que me fez avaliar que ele fica melhor no papel de lobo mau. Como vítima não convence.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa novela. O ator não me parece muito a vontade com o seu novo personagem. Os críticos estarão atentos a sua atuação. Os fãs estarão prontos para lhe oferecer o Oscar, seja qual for o seu desempenho. A justiça se encarregará de escrever o final dessa história. O certo é que o mito, hoje é réu e caso não saia bem dessa fita, terá pela frente o papel mais difícil da sua carreira. O de condenado. E tudo indica que esse será o seu destino, a não ser que ele tire um novo coelho da cartola. Sem performance.

Tchau, mito!

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=