Que pito foi esse?

Este artigo se propõe analisar a partir da fala de Douglas Elias Belchior, pré-candidato a deputado federal pelo PSOL paulista como os partidos políticos brasileiros atuam e colaboram para a preservação da sub-representatividade da população negra brasileira no Legislativo.

Por Osmar Teixeira Gaspar para o Portal Geledés 

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O artigo se propõe demonstrar igualmente a utilidade de candidatos e eleitores negros como forma de destinação de benefícios eleitorais a certos candidatos mais ricos e brancos que sem votos suficientes para se tornarem parlamentares, estes se tornam dependentes dos resultados eleitorais insuficientes das candidaturas negras pobres e periféricas, as quais poderão ser lhes muito uteis por ocasião do computo final das urnas eleitorais.

Nesta perspectiva, os partidos políticos por sua vez, visando auxiliar parte dos candidatos mais ricos e brancos, incentivam a proliferação das candidaturas negras econômica e financeiramente desestruturadas no interior das legendas partidárias controladas majoritariamente por descendentes de europeus.

Os brasileiros descendentes de africanos escravizados no Brasil, não obstante serem maioria entre os brasileiros, estes são, contudo, artificialmente impedidos de ocuparem os espaços de visibilidade positiva , prestígio e poder, dimensões aparentemente reservadas para ocupação exclusivamente das elites brasileiras brancas dominantes com o propósito delas terem o privilégio de decidirem e darem sempre a última palavra.

Leia o artigo completo 

Que pito foi esse


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)...

Italiano é preso suspeito de hostilizar judeu no Aeroporto do Galeão, no Rio

Este é o italiano Fabrizio Trinchero, pouco antes de...

Jovem, talentoso e negro

O que é talento? Essa palavra, que se popularizou...

Denunciados PMs envolvidos na morte de Cláudia Ferreira arrastada por viatura

O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro denunciou...

para lembrar

Policial mata caminhoneiro após briga de trânsito na BR-101, no ES

Após uma briga de trânsito, um policial militar matou...

“Quando a vida das mulheres negras começar a ganhar importância, o mundo será transformado”

Duas semanas passaram-se da morte da deputada Marielle Franco...

Poeta da COOPERIFA sofre racismo no Banco do Brasil

Por: Angelina Miranda Reproduzo aqui este texto...

Comissão de igualdade racial – Nota de repúdio

A CIR - Comissão de igualdade racial da OAB...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=