‘Queen & Slim’, a empolgante aposta da nova geração de cineastas negros dos EUA

Filme marca a estreia de Melina Matsoukas na direção de um longa; ela ficou conhecida por dirigir clipes de Beyoncé, incluindo “Lemonade” e “Formation”.

Por Rafael Argemon, do HuffPost

 

Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith como Slim e Queen, um casal que vira, meio sem querer, um símbolo de resistência negra. (Queen & Slim/Universal)

Quando você lê a sinopse de Queen & Slim, a impressão que se tem à primeira vista é que o filme é apenas mais uma história estilo Bonnie e Clyde [casal de assaltantes dos anos 1930 que viraram referência de rebeldia], mas é só ver os 1 minuto e meio de duração de seu primeiro trailer, lançado nesta segunda (24), para mudar de ideia. E ficar impactado.

Veja aqui:

 

Com roteiro de Lena Waithe, que venceu o Emmy de Melhor Roteiro em Série de Comédia por Thanksgiving, episódio de Master of None; e direção de Melina Matsoukas, conhecida por seus clipes com Beyoncé (All NightLemonadeFormation, entre outros), Queen & Slim tem potencial para se juntar a Moonlight: Sob a Luz do LuarCorra! e Nós, títulos que destacaram uma nova e excelente geração de cineastas negros nos Estados Unidos.

Uma das estrelas do filme até atuou em desses filmes. Daniel Kaluuya surgiu para o mundo em Corra!, o terror cheio de crítica social de Jordan Peele.

Aqui, Kaluuya contracena com Jodie Turner-Smith (da série Nightflyers). Eles são Slim e Queen, duas pessoas comuns que estão vivendo seu primeiro encontro. Tudo corria normalmente até que eles, dois negros em um carro, são parados por um policial branco. A coisa complica e Slim acaba atirando no policial, forçando o casal a fugir. A partir daí, eles se tornam um símbolo de rebeldia para a comunidade negra contra o racismo do status quo.

Queen & Slim estreia nos EUA em 27 de novembro de 2019 e tem previsão de ser exibido nos cinemas brasileiros em janeiro de 2020.

+ sobre o tema

Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector terão mostras no Instituto Moreira Salles em 2021

Em 2021, o Instituto Moreira Salles inaugura novas exposições...

Websérie “O pequeno herói preto” é lançada no Youtube

A partir de 07 de Março, as crianças brasileiras...

Um casulo, diversas borboletas e muitos conteúdos nacionais

Interessante pensar que carregamos o potencial de transformação, que...

Havaianas & Isaac Silva: marca e estilista lançam Collab inspirada na cultura afroindígena

Desde os primeiros contatos com os povos originários do...

para lembrar

Itália: Documentário angolano em destaque no festival de cinema de Florençe

Florence - A obra cinematográfica angolana "Hereros de Angola",...

Pode anotar: Oscar 2016 vai mirar o feminismo

Mais do que um reconhecimento à indústria cinematográfica, o...

Zoe Saldana, atriz de ‘Avatar’, é Nina Simone em 1º trailer de filme polêmico

Após o Netflix lançar o documentário "What happened, Miss...

Especial: O Oscar e os afrodescendentes

Por: Rafael Amaral   A Academia de Hollywood, depois dos...
spot_imgspot_img

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

Novas imagens de Jaafar Jackson como Michael Jackson em cinebiografia chocam web: ‘É o próprio MJ’

Se tem uma cinebiografia que está chamando a atenção dos fãs de cinema ultimamente, essa com certeza é "Michael", longa inspirado na obra e vida de Michael Jackson. Para...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=