Quem é bela, recatada e do lar?

Comecei a ler “mulher, raça e classe” da Angela Davis e logo nas primeiras páginas, ainda que o primeiro capítulo seja um levantamento da relação entre senhores e homens e mulheres escravizadas vi o quão atual são suas palavras pra essa onda de feminismo que temos hoje, mesmo que a obra tenha sido escrita em 1981. Em especial após a matéria da Veja, na qual tenta impor de forma “sutil” a imagem que a mulher deveria ter, “bela, recatada e do lar”, um trecho em especial me chamou atenção; nele Davis diz:

“Enquanto a ideologia do feminismo – um subproduto da industrialização – foi popularizada e disseminada através das novas revistas de mulheres e novelas românticas, as mulheres brancas foram vistas como habitantes de uma esfera cortada do domínio do trabalho produtivo. A clivagem entre a casa e economia pública, trazida pelo capitalismo industrial, estabeleceu a inferioridade feminina mais firmemente do que nunca antes. “Mulher” tornou-se um sinônimo da propaganda prevalecente de “mãe” e de “dona-de-casa”, e ambas “mãe” e “dona-de-casa” eram marcas fatais de inferioridade. Mas entre as escravas negras, este vocabulário não tinha lugar. Os arranjos econômicos da escravatura contradiziam a hierarquia do papel sexual da nova ideologia. As relações de homem x mulher dentro da comunidade escrava não estavam conformadas com o modelo ideológico dominante.”

Por Zaira Da Silva Conceição via Guest Post para o Portal Geledés 

É interessante perceber que a imagem da mulher bela, recatada e do lar, é um resgate dessas mulheres dos séculos passados, a imagem que para os olhos do patriarcado, nunca deveria ter mudado. No entanto, como o trecho deixa bem claro, não são todas as mulheres que têm o privilégio de serem denominadas mulheres. Porque às mulheres está reservada a imagem da maternidade e da fragilidade. Dificilmente essa imagem é destinada à mulher negra. Mulher negra, mesmo hoje, ainda luta pra ser vista como mulher; na época da escravatura, pois, era tão animal e selvagem como os homens negros. O trabalho árduo e compulsório destituía-lhes tanto a aparência quanto o comportamento “feminino” que as mulheres brancas tinham.

À mulher negra, os adjetivos dados são sempre relacionados aos obstáculos que a colonização lhes destinou. É comum sermos chamadas de guerreiras, sermos elogiadas por nossa força com olhares de admiração (ou pena) por ser de conhecimento geral que o que uma mulher negra enfrenta, não tem a mesma carga social que a mulher branca. A mulher negra sempre teve consigo resquícios da escravatura, numa nova reconfiguração escravocrata onde as funções servis permanecem sob nomes diferentes; as amas de leite e mucamas hoje são babás, governantas, empregadas domésticas, diaristas e etc. E prova de que os direitos dessas trabalhadoras demoraram tanto a serem garantidos (ainda demoram), é por ter entre elas uma maioria negra, pobre e periférica. A lógica da senzala prevalece e a mulher negra hoje é vista como tudo, menos como “bela, recatada e do lar”.

Não existe beleza quando o padrão é branco, não existe recato quando se é exposta e apreciada como a mulata de exportação, o sexo quente, a globeleza no carnaval. Não existe “do lar”, quando o lar que deve zelar não é o seu. Quando o lar que cuida é da sinhá que tanto lutou pra ter seu lugar no mercado de trabalho. O mercado de trabalho da mulher negra é a cozinha da mulher branca.
Desconstruir o pensamento de que a mulher não precisa ser bela, recatada e do lar, é fácil. Difícil é querer ser tudo isso e ser vista apenas como objeto produtivo e barato de trabalho.

+ sobre o tema

Mexeu com uma, mexeu com todas: atrizes apoiam estudante vítima de racismo

Depois de se unirem numa campanha contra o assédio,...

Quadrinho explica por que as mulheres se sentem tão cansadas

Já reparou como as mulheres parecem estar sempre mais...

Casais que vivem juntos mas não têm vida sexual

Número de casais que deixam de manter relações está...

para lembrar

Estatuto do Nascituro prevê reconhecimento do filho pelo estuprador

    Bolsa estupro Dr. Rosinha, especial para o Viomundo Recentemente, participei de...

Por que para tantas mulheres é tão difícil atingir o orgasmo?

De acordo com pesquisa global, 78% das mulheres brasileiras...

Site reúne depoimentos de mulheres que fizeram abortos

Mulheres de várias idades e configurações familiares já enviaram...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Secretário-geral da ONU adverte para ameaças aos direitos das mulheres

Na abertura da 68ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que muitas mulheres e...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=