Questões de calendário: calendas gregas & passagem do tempo

Por Fátima Oliveira

 

A chegada de um novo ano marca o alvorecer de um novo tempo e a possibilidade de melhores dias, nem sempre concretizáveis, mas a esperança é daquele tipo “vai que acontece?”. Há quem diga que é babaquice a euforia no romper do Ano Novo. Tenho sentimentos ambíguos a respeito. Depende da lua em que estou. No geral, acho que há o que comemorar ter “rompido” o Ano Novo. Em linguajar do sertão maranhense, romper o Ano Novo é a dádiva de estar vivo.
Logo, nem sempre a alegria é babaquice, a não ser quando as comemorações excedem os limites da diversão: “beber daquela vez como se fosse a última”…

No último 31 de dezembro, de plantão, não vi as queimas de fogos na TV, um espetáculo de rara beleza. Tirei um cochilo tão profundo que, quando acordei, todo mundo “zuava” de minha cara. Diziam que eu passaria 2011 dormindo, pois, ao bater das badaladas de zero hora, eu nem tchuns! Há uma lenda que reza que a pessoa tende a “passar o ano” que entra conforme o que fazia quando o ano entrou. É uma leitura cultural informada por uma gama de crendices. Porém, o que mais chama atenção na azáfama do Ano Novo é o verdadeiro pavor que muita gente tem de “passar o ano” sozinha quando o ano começa! Será por causa da lenda? A marcação do tempo por dias, semanas, meses e anos tem seu charme por ser um signo: de algum modo, é um chamado (ou um lembrete?) a rever as coisas felizes ou infelizes pelas quais passamos e talvez uma sábia maneira de dar um “tranco” natural, embora forçado, como um toque à reflexão, em meio à correria célere, em banda larga, do passar dos dias contemporâneos.

Calendário – do latim “calendariu” -, ao pé da letra, é a sequência de calendas, nome com o qual os romanos designavam o primeiro dia de cada mês. Na Grécia, não havia nome específico para o dia que abria o mês, então “calenda grega” é um tempo que não existe, que numa fala contemporânea chamaríamos de tempo virtual! Os calendários surgiram como resposta à busca de um meio de registrar o tempo. É muito nítida em minha memória a prática cultural do “Pague minhas alvíssaras”, que quando eu era criança dava a exata dimensão que era “dia de ano”, um novo ano e um novo tempo haviam chegado!

Enquanto escrevo, se apossou de minha mente uma amiga engraçada e genial, do tempo do Colégio Colinense (Colinas, MA), que, quando se referia às dificuldades de relacionamento com seus pais ou com o namorado, invariavelmente dizia que era apenas uma “questão de calendário”, pois “acontece, Fafá, que essa gente ainda não alcançou o calendário gregoriano (uso oficial universal: data de 24.2.1582, papa Gregório XIII, grifo meu!). Eles se regem pelos dos maias, dos astecas, dos hebreus, dos egípcios, dos romanos, dos gregos… Nem chegaram ao calendário juliano (data de 46 a. C., imperador romano Júlio César, grifo meu!)”. Ora, se viviam em calendários diferentes, desencontrar era a regra!

“Muda de calendário, amiga”, era o que Rosilda dizia quando achava uma ideia estapafúrdia. Por causa da mania dela com tipos de calendários, fui à biblioteca pesquisar as origens dos mesmos, e ler sobre eles virou uma paixão! Descobri que “questões de calendário” foram fontes de conflitos entre os povos, desde a mais remota antiguidade, e o consenso em torno da oficialização do calendário que nos rege, o gregoriano, não foi simples e é recente, data do começo do século XX.

Para explicar e justificar nossos desaventos resta a possibilidade virtual de optar por outro calendário. Felicidade em 2011!

www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=13894

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

PV veta candidatura de João Jorge

O diretor do Olodum e mestre em Direito pela...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

O que diz um jovem líder dos protestos que a Veja identificou e depois esqueceu

Matheus Pries, do MPL, falou do espírito das manifestações...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=