Quilombolas do Paraná participam de encontro e seminário do PBQ

SEPPIR coordena a atividade, cuja abertura acontece segunda (04), às 14h, no Hotel Caraveli, no Centro de Curitiba

De segunda a quarta-feira (04 a 06/07), Curitiba sedia o l Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná e o Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola (PBQ). As atividades serão realizadas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), em parceria com o Governo do Estado paranaense, através das secretarias Especial de Relações com a Comunidade e de Educação, e a Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (Fecoqui).
A expectativa é a construção de um Plano de Trabalho que atenda às demandas das comunidades quilombolas do Paraná, envolvendo os governos federal, estadual, municipal e os quilombolas. Segundo a diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Silvany Euclênio Silva, o plano será elaborado com foco nos quatro eixos principais do PBQ: acesso à terra, infra-estrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, direitos e cidadania.
O Seminário Integrado do PBQ terá a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), da Educação (MEC) e da Saúde (MS), além da Fundação Cultural Palmares (FCP) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As atividades serão coordenadas pela SEPPIR, que apresentará informações sobre as políticas públicas em execução no âmbito do programa.
Além da apresentação do PBQ e das ações do governo federal para atender às comunidades quilombolas, estão previstas as atividades para o nivelamento das informações e orientação aos gestores/as sobre a metodologia de trabalho em grupo para a produção das diretrizes do Plano; sistematização das demandas e construção das diretrizes para o Plano de Trabalho PR; plenária de apresentação das demandas das comunidades de remanescentes de quilombos; sistematização do Plano de Trabalho; apresentação de relatório final e encaminhamentos.
Coordenação de Comunicação – SEPPIR
www.seppir.gov.br

+ sobre o tema

Afrostream, a ‘Netflix’ focada em atores negros, será lançada no Brasil

A empresa começou a operar em setembro na França,...

Bolt mostra confiança para disputa do Mundial de Daegu

Usain Bolt mandou um recado para seus adversários...

Imigrantes cobram salários atrasados e são baleados na Grécia

Em um país onde o desemprego atingiu 27,2%...

Travessias da cor: África e identidade negra no Ceará

Por:  Melquíades Júnior Andy discorda do termo "moreno" que tentam lhe...

para lembrar

Sim à inclusão social; Não à redução da maioridade penal

Primeiro negro a se tornar desembargador na justiça carioca,...

Graduado em marginalidade

Peripécias de minha infância arranca lágrimas e sorrisos, lembranças...

Do samba ao funk: a voz dos excluídos

Gêneros musicais foram perpetuados na periferia carioca e se...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=