domingo, outubro 2, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasQuilombolas do Paraná participam de encontro e seminário do PBQ

Quilombolas do Paraná participam de encontro e seminário do PBQ

SEPPIR coordena a atividade, cuja abertura acontece segunda (04), às 14h, no Hotel Caraveli, no Centro de Curitiba

De segunda a quarta-feira (04 a 06/07), Curitiba sedia o l Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná e o Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola (PBQ). As atividades serão realizadas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), em parceria com o Governo do Estado paranaense, através das secretarias Especial de Relações com a Comunidade e de Educação, e a Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (Fecoqui).
A expectativa é a construção de um Plano de Trabalho que atenda às demandas das comunidades quilombolas do Paraná, envolvendo os governos federal, estadual, municipal e os quilombolas. Segundo a diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Silvany Euclênio Silva, o plano será elaborado com foco nos quatro eixos principais do PBQ: acesso à terra, infra-estrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, direitos e cidadania.
O Seminário Integrado do PBQ terá a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), da Educação (MEC) e da Saúde (MS), além da Fundação Cultural Palmares (FCP) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As atividades serão coordenadas pela SEPPIR, que apresentará informações sobre as políticas públicas em execução no âmbito do programa.
Além da apresentação do PBQ e das ações do governo federal para atender às comunidades quilombolas, estão previstas as atividades para o nivelamento das informações e orientação aos gestores/as sobre a metodologia de trabalho em grupo para a produção das diretrizes do Plano; sistematização das demandas e construção das diretrizes para o Plano de Trabalho PR; plenária de apresentação das demandas das comunidades de remanescentes de quilombos; sistematização do Plano de Trabalho; apresentação de relatório final e encaminhamentos.
Coordenação de Comunicação – SEPPIR
www.seppir.gov.br
Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench