QUILOMBOLAS: Governo federal vai regularizar posses de terras

Fonte: Diário do Pará

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em Salvador, 30 decretos regularizando 342 mil hectares de terras que passarão a pertencer a 3,818 mil famílias quilombolas. As informações são da Agência Brasil.

A partir dessa decisão, o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackart, adotará as medidas legais para os processos de avaliação dos imóveis e de indenização dos proprietários. Com isso, as famílias de quilombolas passam a ter acesso a todo território e, posteriormente, ao título de domínio definitivo das terras, que é coletivo e inalienável (não pode ser vendido nem cedido).

Dentre os 30 territórios que serão reconhecidos, sete: Castainho e Conceição das Crioulas, em Pernambuco; Mocambo, em Sergipe; Mata Cavalo, em Mato Grosso; Furnas da Boa Sorte e Furnas do Dionísio, em Mato Grosso do Sul; e Kalunga, em Goiás , já têm os títulos emitidos pela Fundação Cultural Palmares, mas as posses não foram efetivadas.

É que a fundação não tinha os instrumentos jurídicos e constitucionais para garantir esse direito. Todo o arcabouço legal e constitucional de regularização fundiária e demarcação das áreas quilombolas passou a ser, a partir de 2003, do Incra. Com a demarcação sob a responsabilidade do instituto, o governo federal terá como consolidar esse território étnico brasileiro.

Por se tratar de uma política estruturante de relevância para as comunidades quilombolas, elas também devem ter atenção redobrada de programas como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o de Cozinhas Comunitárias e o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). (SP/Folhapress)

Matéria original

+ sobre o tema

Jogos Quilombolas

Comunidades de Salvaterra manifestam sua expressão com a realização...

UnB reúne escritores para debate sobre racismo e ‘democracia racial’

Evento conta com 11 autores da literatura negra brasileira Debate...

Geni Guimarães: a cor da ternura da literatura negra

Escritora e poetisa, Geni Guimarães versa sobre uma vida...

para lembrar

O Brasil quer mesmo é ser louro

Conceição Freitas Em Brasília desde os 17 anos,...

Expressões artísticas devem ser apreciadas

A dança é para o historiador Simão Souindoula...

Lançamento da Coleção da UNESCO – História Geral da Africa – PUC/SP

Evento em São Paulo CEA/USP e CECAFRO/PUCSP  -  ...
spot_imgspot_img

Entre rios e matas: uma comunidade de negros em Gurupá (PA)

O que você sabe sobre a história da população negra na Amazônia? Angulado por essa questão, neste artigo, resultado da pesquisa desenvolvida durante o...

Primeira médica de quilombo baiano criou cursinho pré-vestibular

"Eu era um ponto preto em uma folha branca", ouvia Marina Barbosa, 32, de um professor durante a graduação em medicina. Hoje formada pela UFBA...

Grito dos Excluídos em Salvador tem pedidos por justiça e proteção aos povos preto e quilombola

A 29ª edição do Grito dos Excluídos reuniu diversos grupos em Salvador, nesta quinta-feira (7), para pedir justiça e proteção para o povo negro e...
-+=