Racismo: casos investigados pela polícia aumentam 132% entre 2021 e 2022 em Porto Alegre

Enviado por / FontePor Jonas Campos, do G1

Neste ano, até agora, Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância registrou 72 casos de racismo, frente a 31 do mesmo período de 2021.

A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) já registrou 72 casos de racismo em Porto Alegre ao longo de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 31 casos – o aumento verificado é de 132%.

A delegacia completa dois anos de atividades em dezembro. No período, centenas de inquéritos foram encaminhados ao Judiciário – a maioria, com indiciamento.

“O que eu acredito é que hoje as pessoas estão mais conscientes e mais encorajadas a denunciar”, diz a titular da DPCI, delegada Andréa Mattos.

Em 2021, o g1 revelou que a Polícia Civil registrava, em média, um caso relacionado à discriminação a cada 30 horas na Capital. Mais da metade dos casos envolvem conhecidos das vítimas de racismo.

“Trabalhei em diversos órgaos e eu nunca fiquei tão assustada com a natureza do que eu lido hoje. Até me emociono um pouco, porque realmente são relatos muito fortes, e me surpreende que estejamos no século 21 e ainda tenhamos que nos deparar com situações de preconceito e de ódio em virtude da cor”, fala a delegada.

Segundo o Movimento Negro Unificado, a maioria das denúncias de racismo registradas no Brasil acontece no RS.

“O Rio Grande do Sul concentra quase 80% dos registros de ocorrências do crime de todo o Brasil. O ato de racismo é crime, dá cadeia. Mas isso é cultural, estrutural na sociedade pelos quase 400 anos de escravização do povo negro. Então, ainda vai levar muito tempo para a gente superar essa mazela”, afirma o coordenador da entidade no estado, Felipe Teixeira.

Caracterizado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público como um crime agravado pelo racismo, a morte de João Alberto Silveira Freitas, espancado em um supermercado da rede Carrefour, completa dois anos neste sábado (19). Na quinta-feira (17), os seis réus do caso foram pronunciados e vão a júri. Para o pai de João Alberto, o filho foi assassinado por racismo: “eu acredito que ele foi morto por racismo”, disse João Batista de Freitas.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=