Racismo e machismo saem do armário ante o próximo casamento real

O mundo todo ainda está falando do mais recente alvoroço do mundo das celebridades, o anúncio do noivado na realeza britânica entre o Príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle. Será o casamento menos conservador de todos os tempos em torno da família real, apesar de não ser a primeira plebeia aceita – a exemplo de Kate Middleton, a esposa do Príncipe William, a noiva é estrangeira, multiétnica e divorciada, elementos que jamais seriam aceitos como atributos de uma “princesa” por algumas gerações passadas.

Por Geisa Agricio, do Storia

Reprodução / AP Photo

“Setenta anos atrás, teria sido o tipo de mulher que o príncipe teria como amante, não como esposa”, dizia a manchete do conservador The Spectator. É um ranço de preconceitos e uma forma de manter o estigma do lugar de objetificação da mulher mestiça (Markle é filha de mãe negra e pai branco). O The Sun tentou rebaixar a moça comparando-a com o ar aristocrático de Kate Middleton que “irradia sofisticação” em detrimento à “família divorciada” da atriz que usa “saias de couro justas” e “camisetas largas de algodão”.

Meghan Markle logo após a confirmação oficial de seu noivado, declarou publicamente que esse assédio da imprensa a incomoda e a deixa desconfortável e classificou como “desanimador” esse olhar da imprensa sobre suas origens. Quando o relacionamento se tornou público, causando alvoroço internacional em novembro de 2016, um comunicado oficial da realeza foi lançado em tentativa do Príncipe Harry para protegê-la dos ataques.

“A namorada dele, Meghan Markle, está sendo usada como objeto de abuso e perseguição. Parte disso é público – como a primeira página de um jornal nacional, comentários racistas mascarados, e o nítido sexismo e racismo de trolls das redes sociais e de comentários da web. O Príncipe Harry está preocupado com a segurança da Srta. Markle e profundamente decepcionado que ele não conseguiu protegê-la. Ele sabe que as pessoas falaram que ‘ele é o príncipe, ela tem que aguentar’ e que ‘isto faz parte do jogo’. Ele discorda. Isto não é um jogo, isto é a vida dela e dele“, diziam trechos do texto.

É de se comemorar que uma das mais conservadoras instituições de “nobreza” mostre que os tempos mudaram, que antes de uma certificação de títulos e arranjo entre os de sangue azul, o casamento possa ser uma união por afeto, independentemente das vidas pregressas. Mas a recepção à história de Meghan Markle nos faz pensar que quanto mais elitizado é o lugar que uma mulher negra ocupa, mas lhe será questionado o direito de estar ali. 

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

Barbie humana dá entrevista polêmica e é acusada de racismo

  Valeria Lukyanova não está mesmo em uma fase boa....

Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”

Luana Piovani, branca de olhos verdes, ironiza racismo sofrido...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7) a penas de prisão, suspensas, por compartilharem mensagens ofensivas e racistas no WhatsApp, incluindo com...
-+=