Racismo, feminismo, linguagem, diálogo

Uma confusão enorme e nada ingênua nem desinteressada têm permeado os debates sobre racismos e as reações que esta opressão têm provocado. Confusão que têm confundido (sim, é preciso repetir a palavra!) conceitos, fatos, significados, sentidos, cronologias, sujeitos/as, grupos, causalidades, consequências, historicidades. Confusão que, de fato, não têm nos ajudado.

Por Cacá Ayra Safi, do Casa da Mãe Joanna

Ao contrário, trata-se de uma confusão que têm nos impedido repetidamente de encontrar qualquer compreensão e entendimento mútuo e compartilhado, porque desconsidera, desde seu princípio, historicidades/ cronologias/ contextos/ sentidos/ significados/ conceitos fundamentais para que possamos caminhar a partir de uma base comum que, realmente, considere-visibilize-escute-reconheça-e-inclua todas as pessoas que fazem parte deste debate e, em especial, as que sofrem, na pele, e há séculos, violências e opressões que ainda negamos em reconhecer e que nós desconhecemos.

Diálogo é prática que pressupõe a escuta e a consideração equânime de todos os lados e pessoas envolvidas, e, alguma troca, mesmo que mínima. Enquanto a branquitude (neste caso, o lado privilegiado e opressor desse processo histórico e sistêmico) insistir em falar sozinha, sem ter o mínimo de humildade e real disponibilidade para ouvir – de verdade! – as pessoas negras, não é diálogo.

Enquanto a branquitude insistir em não ouvir as pessoas negras sem apelar doentia e imediatamente para seu velho padrão comportamental de refutar/silenciar/defender-se atacando/negar o quê e quem a questiona – e ainda, sorrateiramente, fazendo parecer que toda esta reação ultra-defensiva se trata na verdade apenas de uma “resposta” discursiva – sejamos honestos/as em admitir que não: não temos dialogado coisa nenhuma (apesar de querermos nos enganar acreditando nessa fantasia sobre nós mesmas/os).

Muito menos ainda temos permitido alguma troca, por menor que seja, entre brancos e negros – ao contrário, temos (nós, branquitude) permanecido rígidos/as, inflexíveis e bastante agressivos/as (nós, sim! sempre e muito, aliás, embora a gente não goste de admitir isso) protegendo e defendendo as ideias e as identidades (e os privilégios e os territórios) que nos definem e que nos constituem enquanto grupo opressor (e dos quais nos beneficiamos, quer queiramos ou não isso, quer saibamos ou não disso). Não temos dialogado, não. Temos sim é insistido em um monólogo perverso e manipulador. É isso o que temos feito.

Discernimento é preciso. Ter cuidado com as palavras que usamos e os sentidos que damos também. Dialogar honesta e verdadeiramente, com humildade e real disponibilidade, também.

Quem somos nós afinal para cobrar o quê de quem?

E a pergunta que não quer calar: o que é, realmente, linchamento? Quando, como e onde esta prática surgiu, o que ela empreende e significa, e, quem ela de fato têm mortalmente vitimado desde seu surgimento, com esse nome, linchamento?

+ sobre o tema

Ativista que denunciou abusos de PMs na Bahia sofre ameaças e deixa Salvador

O editor-chefe do blog Mídia Periférica, Enderson Araújo, denunciou...

Um documentário contra o racismo

Por jns Arte Contra o Preconceito A trama...

Televisão em Cores? Raça e sexo nas telenovelas “Globais” (1984-2014)

Desde sua popularização, as novelas da Rede Globo de...

para lembrar

Eu, um garoto negro e a crise da Srta. Morello

A foto que marcou o primeiro dia de 2018,...

Cotas: Ministério Público recomenda comissão de verificação racial ao Cespe

Após denúncias sobre suposta fraude no concurso do Tribunal...

Um ano depois do assassinato de Floyd, negros ainda sofrem com violência policial

Há um ano, em Minneapolis (EUA), George Floyd, homem...

Órgãos da ONU cobram Brasil por 20 anos de assassinatos pela polícia

Numa carta inédita enviada ao governo brasileiro, diversos mecanismos...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=