Reconstrução arrasa memória de Luanda

Quando veio abaixo o palácio Dona Ana Joaquina, antiga casa-grande de Luanda, foi tão grande a reação popular que o governo, autor da destruição, mandou reconstruir uma réplica no lugar.

“Foi o primeiro edifício derrubado no processo de reconstrução”, lembra a arquiteta angolana Ângela Mingas. “Esse novo é mais ou menos parecido, mas tem coisas que não correspondem à sua verdade.”

Luanda hoje parece viver a mesma situação, algo um tanto distante do que seria a realidade. Vista do alto, parece toda demolida, ou por empreiteiras ou por rajadas de artilharia de duas guerras sucessivas.

Depois de conquistar a independência de Portugal, em 1975, Angola entrou numa guerra civil que só terminou no início deste século, quando começaram esforços desmedidos para reerguer a cidade.

No rolo compressor da modernização, prédios históricos, como o palácio e o mercado de Kinaxixe, do modernista Vasco Vieira da Costa, vieram abaixo para dar lugar a shoppings e torres de vidro reluzente.

“Luanda está perdendo sua memória em nome de uma falsa modernidade, que não respeita sua realidade”, diz Mingas, que há cinco anos lidera um projeto de defesa do patrimônio histórico da cidade.

“Existe a intenção de desenhar uma cidade nova, mais parecida com o futuro que o país pretende ter”, diz Mingas. “Mas essa ideia não vai passar da fachada, não vai atingir o coração de Luanda, um reboliço de identidades.” (SM)

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

1888, Abolição X Imigração

“O povo Brasileiro precisa, como os estrangeiros que aqui...

Fifa escala Maicon no ‘Time dos Sonhos’ da Copa da África do Sul

Melhores foram escolhidos através do site da entidade; Espanha...

Cantora Natina Reed é atropelada e morre nos EUA

Natina Reed, integrante do trio de R&B Blaque, foi...

para lembrar

Jean Ping anuncia plano ambicioso para integração africana

- Fonte: Agola Press -   Getty Images Addis Abeba - Os...

O Futebol Gaúcho: elitismo x inclusão

Originário da antiguidade, segundo os historiadores, por volta do...

Netflix prepara nova série animada inspirada em clássicos da Motown

A Netflix anunciou uma nova série animada inspirada em...
spot_imgspot_img

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

No dia de Cosme e Damião nossa fartura está no caruru, patrimônio imaterial da Bahia 

"São Cosme mandou fazer duas camisinhas azul, no dia da festa dele, São Cosme quer caruru" São Cosme E São Damião - Mariene De Castro Com...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...
-+=