Reconstrução arrasa memória de Luanda

Quando veio abaixo o palácio Dona Ana Joaquina, antiga casa-grande de Luanda, foi tão grande a reação popular que o governo, autor da destruição, mandou reconstruir uma réplica no lugar.

“Foi o primeiro edifício derrubado no processo de reconstrução”, lembra a arquiteta angolana Ângela Mingas. “Esse novo é mais ou menos parecido, mas tem coisas que não correspondem à sua verdade.”

Luanda hoje parece viver a mesma situação, algo um tanto distante do que seria a realidade. Vista do alto, parece toda demolida, ou por empreiteiras ou por rajadas de artilharia de duas guerras sucessivas.

Depois de conquistar a independência de Portugal, em 1975, Angola entrou numa guerra civil que só terminou no início deste século, quando começaram esforços desmedidos para reerguer a cidade.

No rolo compressor da modernização, prédios históricos, como o palácio e o mercado de Kinaxixe, do modernista Vasco Vieira da Costa, vieram abaixo para dar lugar a shoppings e torres de vidro reluzente.

“Luanda está perdendo sua memória em nome de uma falsa modernidade, que não respeita sua realidade”, diz Mingas, que há cinco anos lidera um projeto de defesa do patrimônio histórico da cidade.

“Existe a intenção de desenhar uma cidade nova, mais parecida com o futuro que o país pretende ter”, diz Mingas. “Mas essa ideia não vai passar da fachada, não vai atingir o coração de Luanda, um reboliço de identidades.” (SM)

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Obras reveem advogado e combatente

Escravo liberto que conquistou respeito por sua força intelectual...

Representante do DF no Top Cufa Brasil precisa de roupas para viagem

Ela tem 18 anos, nunca havia sido modelo e...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como...

Pelé confessa que chorou ao gravar seu programa no SBT

Durante muitos anos, Pelé reinou nos gramados. Desde que...

para lembrar

10 maiores sucessos da carreira de Beyoncé

Beyoncé completa 42 anos nesta segunda-feira , 4 de setembro,...

Múltiplos Olhares discute fomento à cultura popular afro-alagoana

Seminário começa quarta na Tenda Cultural da Ufal e...

Cabelos de Taís Araújo em Viver a Vida

É o que a atriz Taís Araújo está vivendo...
spot_imgspot_img

Jay-Z acompanha final da Champions em Londres e prestigia Vini Jr.

O rapper e empresário Jay-Z está em Londres neste sábado (1º/6) para acompanhar a final da Liga dos Campeões da Europa, decida por Real...

Secretaria de Igualdade Racial e DH do Pará lamenta morte da coordenadora Darlah Farias

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) do Pará divulgou, na manhã deste domingo (02/06), uma nota de pesar pelo falecimento da coordenadora...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=