Reforma do Código Penal propõe descriminalização parcial do aborto

O projeto inclui os casos de anencefalia do feto e a possibilidade de interrupção da gestação, até a 12ª semana, nas situações em que a mulher não apresentar condições psicológicas de manter a maternidade.

Na próxima quarta-feira (27) será entregue ao Congresso Nacional o anteprojeto de lei do novo Código Penal. O texto foi elaborado durante oito meses pela Comissão Especial de Juristas e apresenta propostas para modernizar a legislação sancionada em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Uma das mudanças está relacionada a situações em que o aborto não é considerado crime. O projeto inclui os casos de anencefalia do feto, já autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há também a possibilidade de interrupção da gestação, até a 12ª semana, nas situações em que a mulher não apresentar condições psicológicas de manter a maternidade.

O atual Código Penal só autoriza a interrupção da gravidez em casos de estupro ou quando a gravidez impõe risco à vida da gestante.

Para a advogada e integrante da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, Isadora Brandão, as mudanças são um avanço, mas estão longe do ideal.

“Por outro lado ainda não reconhece a mulher como um sujeito autônomo para decidir acerca da gravidez e ponderar todos os fatores que estão relacionados a isso, sejam eles econômicos, psicológicos ou relacionados a estrutura familiar que ela dispõe para enfrentar a questão da maternidade.”

Brandão ressalta que a falta de atendimento especializado faz com que as complicações decorrentes de aborto clandestino sejam a 4ª causa de mortalidade materna no Brasil.

“O efeito principal da criminalização, além de ter esse efeito simbólico e moral, é o fato das mulheres terem que fazer esse aborto de forma clandestina. Porque se é crime elas não podem procurar o sistema público de saúde para fazer, então vai procurar formas caseiras.”

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

Morre Gabriela Leite, fundadora da Daspu e defensora das prostitutas

Ativista, que dá nome ao projeto de lei do...

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

Educando nossos crespinhos

Em tempos de luta pela educação, precisamos pensar o...

Loiras geladas, negras encorpadas e a publicidade de cerveja – Por: Jarid Arraes

O álcool é um forte componente da cultura brasileira...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...
-+=