Relatório exige aumento de licença-paternidade na França para três meses

Um relatório, feito pela Inspeção Geral das Relações Sociais, e enviado ao governo francês nesta quarta-feira (12) propõe um prolongamento da licença paternidade no país para três meses, além de torná-lo parcialmente obrigatório. A medida visa aumentar o número de pais que pedem o recurso: atualmente sete a cada dez fazem uso das férias – que duram de 11 a 18 dias – após terem um filho.

Do RFI

@WAYNE DJOKOTO/Nappy

Instaurado em 2002, o recurso é opcional e reembolsado pelo Seguro Saúde de acordo com o salário do pai. Ele é uma extensão da “licença-nascimento”, que é obrigatória e dura três dias. Várias petições exigiram, nas últimas semanas, uma revisão da licença-paternidade, julgada “curta demais para ser eficaz” – uma demanda antiga das feministas e que chama cada vez mais a atenção dos homens.

A questão deve ser estudada, de acordo com o gabinete da secretária de Estado encarregada da Igualdade de gênero, Marlène Schiappa. No passado, ela se pronunciou por uma “melhora” do dispositivo existente, detalhando que não era favorável à implantação de uma obrigatoriedade.

Abrir o caminho para quem não ousa e tirar a culpa de quem faz uso da licença

Os autores do relatório argumentam que “se a duração da licença permanecer sem mudanças”, haverá uma perda de progressos significativos em termos de repartição de tarefas domésticas dentro do casal e de igualdade profissional. A reforma implicaria num gasto de € 133 milhões para a Caixa Nacional de Bolsas para a Família, no caso de três semanas, e de € 331 milhões se houver um aumento de quatro semanas.

Uma das possibilidades é a substituição de dias de folga durante a lua-de-mel para poder aumentar a licença-paternidade. O relatório aponta fortes diferenças nas taxas atuais do número de pais que usam o recurso de acordo com a situação financeira: eles são 80% dos que têm um Contrato com Duração Indeterminada (CDI) – o equivalente francês de ter a carteira assinada –, apenas 48% dos que têm um Contrato com Duração Determinada (CDD) e 32% dos independentes.

A obrigatoriedade, nesse contexto, permitiria que “aqueles que se abstêm” façam uso da licença e “tiraria a culpa” dos que saem de férias com o nascimento de um filho ou filha.

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Dez passos para combater o nosso machismo ridículo.Por Leonardo Sakamoto

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de...

Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os...

para lembrar

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

Discurso da Ministra Eleonora Menicucci no plenario da CRPD

Confiram o discurso da Ministra Eleonora Meniccuci da...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Ator revela homossexualidade e recusa participação em festival de cinema na Rússia

Wentworth Miller, protagonista da série Prison Break, declarou que...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Machismo e patriarcado afetam não só as mulheres, mas também os homens e a crianças

O Projeto de Lei (PL) nº 1974/2021, de autoria da Deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e do Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), cuja tramitação pode ser...

Mais de 12 mil crianças nascidas no último ano foram registradas sem o nome do pai na Bahia

A Bahia tem 12.282 mil recém-nascidos que foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023, de acordo...
-+=