Relatório exige aumento de licença-paternidade na França para três meses

Um relatório, feito pela Inspeção Geral das Relações Sociais, e enviado ao governo francês nesta quarta-feira (12) propõe um prolongamento da licença paternidade no país para três meses, além de torná-lo parcialmente obrigatório. A medida visa aumentar o número de pais que pedem o recurso: atualmente sete a cada dez fazem uso das férias – que duram de 11 a 18 dias – após terem um filho.

Do RFI

@WAYNE DJOKOTO/Nappy

Instaurado em 2002, o recurso é opcional e reembolsado pelo Seguro Saúde de acordo com o salário do pai. Ele é uma extensão da “licença-nascimento”, que é obrigatória e dura três dias. Várias petições exigiram, nas últimas semanas, uma revisão da licença-paternidade, julgada “curta demais para ser eficaz” – uma demanda antiga das feministas e que chama cada vez mais a atenção dos homens.

A questão deve ser estudada, de acordo com o gabinete da secretária de Estado encarregada da Igualdade de gênero, Marlène Schiappa. No passado, ela se pronunciou por uma “melhora” do dispositivo existente, detalhando que não era favorável à implantação de uma obrigatoriedade.

Abrir o caminho para quem não ousa e tirar a culpa de quem faz uso da licença

Os autores do relatório argumentam que “se a duração da licença permanecer sem mudanças”, haverá uma perda de progressos significativos em termos de repartição de tarefas domésticas dentro do casal e de igualdade profissional. A reforma implicaria num gasto de € 133 milhões para a Caixa Nacional de Bolsas para a Família, no caso de três semanas, e de € 331 milhões se houver um aumento de quatro semanas.

Uma das possibilidades é a substituição de dias de folga durante a lua-de-mel para poder aumentar a licença-paternidade. O relatório aponta fortes diferenças nas taxas atuais do número de pais que usam o recurso de acordo com a situação financeira: eles são 80% dos que têm um Contrato com Duração Indeterminada (CDI) – o equivalente francês de ter a carteira assinada –, apenas 48% dos que têm um Contrato com Duração Determinada (CDD) e 32% dos independentes.

A obrigatoriedade, nesse contexto, permitiria que “aqueles que se abstêm” façam uso da licença e “tiraria a culpa” dos que saem de férias com o nascimento de um filho ou filha.

+ sobre o tema

Unanimidade: STF amplia para 180 dias licença a servidores pais solo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime,...

Desmond Tutu: Não gostaria de ir para um céu homofóbico

O arcebispo Desmond Tutu foi uma das principais figuras...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Crossdressers – quando o feminino pede espaço num corpo masculino

A relação com a mulher e a família podem...

para lembrar

Livros recuperam a história do feminismo na Europa e no Brasil

Clássico do movimento e pesquisa sobre periódicos para mulheres...

Primeira desembargadora negra do Tribunal de Justiça denuncia racismo

Ela foi elogiada pela presidente da instituição Por: Francisco Alves...

A melhor atriz coadjuvante do Spirit Awards 2016 é Mya Taylor, transgênera e tem um recado importante

A atriz transgênera Mya Taylor, 24 anos, fez história ao vencer...

contra a mulher não é só física, afirma delegada

Vítimas também sofrem agressão psicológica de seus parceiros Por Maira Mendonça...
spot_imgspot_img

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...

Mulheres fazem ato no Masp no Dia de Luta pela Legalização do Aborto

Centenas de mulheres realizaram uma manifestação em defesa da legalização do aborto em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na região...
-+=