A resistência do projeto “Faça Amor, Não Faça Chapinha”

Já no ensino médio aprendemos que o gene do cabelo cacheado é predominante ao liso. O professor passa horas nos explicando que quem tem cabelo encaracolado e crespo é Aa ou AA, enquanto liso é aa. A teoria parece ser difícil de entender, então as meninas do projeto “Faça Amor, Não Faça Chapinha” foram para a prática e começaram a desenhar o esboço do que se tornaria não só uma interação entre ‘pessoas cacheadas’, mas também um manifesto à favor da resistência dos cachos.

por Lindainês Santos  no Net10

faça-amor1

Letícia Carvalho, de 17 anos foi a responsável pelo desenho que hoje é símbolo e logomarca do projeto. Em 2013, inspirada pela fanpage ‘Faça Amor, Não Faça Barba’, Letícia fez seu primeiro rascunho, tirou uma foto e compartilhou com seus amigos. No momento inicial, ela não esperava que aquela imagem faria tanto sucesso. “Tirei uma foto bem feiosa na webcam e postei no meu facebook com a legenda que hoje dá nome ao projeto e, para minha surpresa, a imagem rendeu muito. Uma das pessoas que viu a imagem, a Amanda Bomfim, pediu para criar uma página com a frase e a chamei para me ajudar”, conta Letícia. No início, quatro garotas ficaram à frente do projeto: Letícia, Nathália Ferreira, Amanda, Nathália Hera e Rayana Soares.

Entre camisetas, bottons, bolsas e desenhos, as meninas conquistaram a atenção e carinho de pessoas de todo o Brasil, que passaram a enviar as próprias fotos, algumas vezes acompanhadas de uma experiência de vida contando as dificuldades e os prazeres de revelar a cabeleira ondulada.

faca amor2

Atualmente são mais de 100 mil seguidores no facebook, mais de 3 mil histórias relatadas e dois encontros oficiais, que em 2015 a promessa é de que mais sejam realizados. Nos encontros, são feitas rodas de conversa e gincanas para deixar todos mais à vontade e também usando como temas as brincadeiras de “mau gosto” e preconceitos são divididos para que, juntas, ela possam se unir e encarar o dia a dia com mais tranquilidade. “Esses momentos são muito importantes, porque tem muitas pessoas que, por não conseguirem responder e encarar os preconceituosos, acabam sofrendo ainda mais. Na infância, as crianças escutam muito que o cabelo delas é ruim, é ‘fuá’, e elas acabam tomando isso como verdade. Quando crescem, têm vergonha do próprio cabelo e passam por muitos processos para alisar. É para isso que os encontros servem, para que possamos externar nossas experiências e compartilhá-las entre nós”, diz Letícia.

faça-amor5

Com o sucesso da página, as meninas passaram a enviar seus produtos para diversos estados, entre eles São Paulo e Minas, os que mais compraram depois dos pernambucanos. E entre entradas e saídas, hoje elas são 5: Amanda, Letícia e Nathália, presentes desde o início, e Alice do Monte e Katarina Mendes.

faça-amor4

Vencendo o preconceito, enaltecendo o orgulho de ter cabelos crespos e cacheados, partilhando ideias e vivências, um pequeno grupo de meninas mostrou a todos que a representatividade dos cabelos precisa ser mostrada para que tabus e outros tipos de preconceito sejam quebrados, encorajando a liberdade dos cachos. Essa luta é uma luta diária, mas que não pode ser feita sozinha, então… faça amor, não faça chapinha!

Para conferir a fanpage do projeto no facebook, acesse: Faça Amor, Não Faça Chapinha

faça-amor3

+ sobre o tema

Eventos promovem feminismo negro com rodas de samba e de conversa

"Empoderadas do Samba" ocupa espaço ainda prioritariamente masculino e...

Dandara: ficção ou realidade?

Vira e mexe, reacende a polêmica sobre a existência...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...

A banalização da vida diante da cultura do abandono e da morte

O ano de 2017 expondo as vísceras da cultura...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Ialorixá da Baixada Fluminense recebe condecoração da Alerj por trajetória de luta social

Mãe Beata de Iemanjá vai receber honraria mais alta...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=