Rincon Sapiência lança clipe da faixa “Primeiro Volante (Verso Livre)”

Gravado no bairro onde o artista nasceu e cresceu, o lançamento exalta o universo periférico

Por Cristhiane Faria, enviado para o Portal Geledes

Rincon Sapiência – Primeiro Volante (Verso Livre) (Foto: Caique Silva @caiqueportraits)

No dia 26 de dezembro, o rapper, produtor musical e empresário Rincon Sapiência lança, em seu canal oficial do YouTube, o clipe de “Primeiro Volante (Verso Livre)”, faixa que encerra o seu recém-lançado álbum “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”. Mantendo a tradição de presentear os fãs sempre na mesma data com um verso livre, no clipe o artista revisita as suas origens na Cohab 1. Localizado na Zona Leste de São Paulo, bairro onde o artista nasceu e cresceu, a região serviu de cenário para retratar o clima da música, que traz uma atmosfera descontraída.

A direção do videoclipe é assinada por Marco Loschiavo, com quem Rincon Sapiência já trabalhou anteriormente no clipe de “Ostentação à Pobreza” e no promofilme do seu novo álbum. O diretor comenta sobre terem conseguido retratar o bairro de Rincon de uma maneira bastante inovadora. “Foi um laboratório de misturas, de colagens, de recortes, de desconstruções de imagens, a gente conseguiu criar um universo gráfico divertido, tendo os prédios como a sua principal textura.” Para que pudesse se aprofundar na vivência do bairro o diretor fez uma imersão com o artista. “O Rincon me levou uma semana antes na Cohab 1 para conhecer o bairro, ele é um cara muito querido lá”, comenta Loschiavo.

As doses de surrealismo e psicodelia, que refletem a nova fase artística do rapper, são trazidas pelos efeitos que o fazem parecer gigante entre os prédios onde viveu sua infância e adolescência. “Eu tenho uma ligação muito forte com a minha quebrada, que não é só pessoal, mas também geográfica. Então eu acho que é de extrema importância registrar os lugares do bairro e o que eles representam, como os campos e os times de futebol. Mesmo em clipes com outras linguagens, que não pedem minha quebrada como locação, eu sempre procuro uma forma de voltar pra ela. E, um ano depois de Mete Dança, que foi a última vez que rodamos um clipe na Cohab 1, foi lá que escolhi gravar “Primeiro Volante (Verso Livre)””, explica Rincon.

A música é dinâmica e conta com várias mudanças no instrumental. Os timbres do grime somam-se ao beat do Mandelão e do house, resultando em uma mistura contagiante.

É entre ruas e becos da Cohab 1 que a ação se desenvolve, sob o viés de exaltação da cultura periférica, tão duramente combatida pelo poder público recentemente. No rolê pelo seu bairro, Rincon Sapiência destila suas célebres punchlines em barras soltas e sem refrão, que caracterizam um verso livre, especialidade que o MC domina como poucos da cena. As rimas, ao mesmo tempo irônicas, ácidas e bem-humoradas, seguem na trilha de outros versos livres lançados anteriormente no mesmo dia 26 de dezembro.

Mantendo viva a cultura do MC (Mestre de Cerimônias), em “Primeiro Volante (Verso Livre)”, Rincon Sapiência mostra que segue em forma, tanto na lírica quanto no flow já mostrados nos versos livres anteriores “Linhas de Soco” (2014), “Ponta de Lança” (2016), “Afro Rep” (2017) e “Mete Dança” (2018). Assim, com suas metáforas e figuras de linguagem sempre geniais, o artista reafirma a sua admiração pela periferia, que é ao mesmo tempo seu lugar de origem e de fala.

Sobre Rincon Sapiência

O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Em 2017, lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil Desde então, Sapiência tem trabalhado na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Recentemente, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Atualmente, o artista se dedica à produção de seu segundo álbum e no início deste ano foi indicado como melhor cantor no Troféu Imprensa 2018 do SBT, sendo o primeiro artista de rap em 10 anos de premiação.

Site oficial | Youtube | Spotify | Instagram | Facebook | Twitter 

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=