Rio Claro: Veja a programação da Semana da Consciência Negra

A programação em comemoração à Semana da Consciência Negra em Rio Claro começa neste domingo (11) e segue até o final do mês com inúmeras atividades, confira a programação:

Dia 11/11 – 8h – na A.E. Velo Clube Rio-clarense (Rua 3 esquina Avenida 19 – Centro): “Jogo do Preto e Branco”- jogo de futebol, atividade esportiva e cultural.

Dia 12 a 23/11, horário comercial, no Paço Municipal (Rua 3, 945, Centro): Exposição de Telas “Consciência Negra é Arte” – do artista plástico rio-clarense Sebastião Emygdio

Dia 13/11 às 19h30 no Centro Cultural: Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra “Políticas de Promoção de Igualdade Racial em Rio Claro: resultados, avanços e expectativas”. Mesa de abertura com autoridades locais, momento cultural e exposição da escolas municipais das Secretaria de Educação.

Dias 14, 15 e 16/11 às 19h no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): “Concurso Garoto e Garota Nery Black Fashion”. Presença do jornalista, publicitário, cartunista e editor-chefe da revista Raça Brasil, Maurício Pestana, e da Equipe da Agência Mega Models.

Dia 17/11 às 9h no Auditório do NAM (Rua 6, 3.265, Santana): Encontro Zumbi e Companheiras. “Mulheres Negras: resistência, sociedade e as relações de gênero”. Palestra e debate-papo com Carmen Faustino- professora, arte-educadora e participante do Coletivo Sarau da Casa, e Lucila Isabel Faustino – psicóloga e educadora social, de São Paulo/SP. Apresentação

cultural, venda de artigos da marca afro Deeanto e encerramento com almoço afro-brasileiro para as/os participantes.

Dia 18/11 às 19h30 no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): Concurso de Beleza Negra Miss e Mister África. Com participação especial das mulheres negras da comunidade no desfile de abertura “Mama África”.

Dia 19/11 às 19h no Patrô/Grasifs (Rua 15 esquina da Avenida 19): Atividade Cultural: “Samba: Raiz e Resistência!” Comunidades tradicionais de samba de Rio Claro e região tocando o melhor da música brasileira.

Dia 20/11 às 10h na Praça/Figueira de São Benedito (Rua 9 esquina da Avenida 13): Ato Cívico com autoridades locais, Coral Municipal e cantora Vera Lúcia Santos, Louvor à Figueira de São Benedito com participação de sacerdotes de religião de matriz africana, apresentações culturais e musicais, DJs, venda e exposição de artesanato, comidas típicas e populares. Apresentação especial dos grupos Cantar da Oxum e Fino Trato.

Dia 24/11 das 10 às 12h no Jardim Público e das 14 às 22h no CSU Niazi Hussni: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira, roda de conversa e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 25/11 das 10 às 17h no Centro de Convivência da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – FEENA: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 27/11 às 20h no Arquivo Público Histórico (Rua 6, 3.265, Santana): 48º Bate-Papo Cultural “Sistema de Cotas nas Universidades: lutas e experiências”. Convidado: Milton Barbosa – membro fundador do Movimento Negro Unificado – MNU.

Dia 29/11 das 9 às 12h e das 13 às 16h no Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Av. 9, 405, Centro): Oficina de bonecas negras com Lucia Makena com foco nas questões de gênero, etnia e geração de renda.

Durante o Mês da Consciência Negra ocorrerão atividades relativas à data com alunos, reeducandas e clientela dos seguintes locais: CRAS Terra Nova, CRAS Brasília, E.M. Jardim das Palmeiras, E.E. Barão de Piracicaba, Centro de Ressocialização Feminino, Faculdades Claretianas.

 

 

Fonte: Jornal Cidade 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...