Rio de Janeiro: Prefeitura lança auxílio financeiro para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica

Enviado por / FonteO Globo, por Diego Amorim

No primeiro momento, 80 mulheres serão beneficiadas com valor de R$ 400 por mês. O objetivo é chegar a 500 cartões 'Mulher Carioca'

A prefeitura do Rio e a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher lançaram, nesta terça-feira, o Cartão Mulher Carioca. Trata-se de um auxílio financeiro no valor de R$ 400 para mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade social atendidas pelo município. Já neste primeiro momento, 80 mulheres serão beneficiadas. O objetivo é chegar a 500 cartões. O auxílio será pago por até seis meses, prorrogáveis por mais três, conforme decisão da equipe técnica da secretaria municipal.

— Muito bom saber que nós estamos lançando algo tão importante. A gente sabe a urgência disso tudo e o quanto a violência contra a mulher tem aumentado no país. E o Rio tem andado na contramão e trazendo soluções, políticas públicas e estratégias. Nós não estamos aqui para apagar incêndios mais, mas sim para garantir direitos, mudança social e segurança de vida — afirma a titular da pasta, Joyce Trindade.

Segundo levantamento da secretaria, cerca de 34 mil mulheres foram vítimas de violência em 2020 na cidade. Além disso, mais de 60% delas tiveram redução da renda. Dessas, quase metade perdeu emprego (46,7%), índice que foi de 29,5% entre as que não sofreram violência.

Para ter direito ao cartão, é preciso estar em situação de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica e/ou social; ser atendida pela rede de enfrentamento da prefeitura; morar na cidade do Rio; ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; e ter 18 anos ou mais, com exceção de mães  adolescentes. Não é preciso registro de ocorrência. Hoje, a secretaria presta atendimento a cerca de 24 mil mulheres.

Nesta primeira etapa, foram selecionadas as mulheres atendidas pela rede de enfrentamento há pelo menos 12 meses. O total de 500 cartões sera alcançado, segundo a pasta, conforme a demanda e respeitando os critérios estabelecidos pela equipe técnica, sem prazo pré-determinado.

— Fico muito feliz com a chegada desse cartão, porque muitas mulheres têm medo de não conseguir sobreviver sem o marido, exatamente por não terem dinheiro — explica Elaine, de 42 anos, uma das mulheres assistidas pelo Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) Chiquinha Gonzaga, no Centro do Rio, que será beneficiada com esse auxílio.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Eduardo Paes, que lembrou que a criação da Secretaria da Mulher foi uma promessa de campanha cumprida durante a sua última gestão, a partir de 2013.

— Isso é algo que eu carrego no currículo com muito orgulho. Devemos estabelecer políticas efetivas como essa. E gostamos de pensar grande também. Nós vamos ser referência na América Latina em políticas públicas para as mulheres. Viva as mulheres, viva o Rio de Janeiro. A violência contra a mulher é um problema grave da nossa sociedade, que aumentou na pandemia, e cada vez mais a prefeitura tem tentado estabelecer políticas públicas específicas para ajudar essas mulheres.

Ainda de acordo com a secretaria, durante a pandemia, quase 25% das mulheres que sofreram violência doméstica disseram que a perda de renda pesou para a ocorrência da violência que vivenciaram. O cartão não tem identificação, e apenas a parte técnica tem acesso aos dados.

Hoje a secretaria faz atendimentos na Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo, e na Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira, além do Ceam Chiquinha Gonzaga, no Centro da cidade.

+ sobre o tema

Documentário “Eu quero ouvir Maria” conta histórias de mães-solo do Grajaú

“O tema da maternidade solo é pouco discutido em...

Mulher-Maravilha promove sessão de cinema especial para público feminino e causa polêmica nos Estados Unidos

Alguns homens não gostaram da ideia de serem "excluídos!" Por Katiúscia...

Casais que vivem juntos mas não têm vida sexual

Número de casais que deixam de manter relações está...

para lembrar

Estar em casa significa proteção. Mas e criança que vive em lar violento?

O mundo inteiro já sabe: vivemos a pandemia de...

Crimes contra as mulheres são uma triste rotina na capital do país

Crimes cometidos contra as mulheres viraram uma lamentável rotina no Distrito...

STF suspende operações da PM em comunidades do Rio durante pandemia

O ministro do Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=