RJ: Zona Oeste tem eventos e homenagens ao Dia da Consciência Negra a partir deste sábado

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, vai agitar a Zona Oeste a partir deste sábado. Desde feijoada a homenagem ao busto do Zumbi dos Palmares, os organizadores têm como objetivo levantar o debate sobre preconceito racial.

Por Nathália Marsal Do Extra

— Ainda existe e ninguém está a salvo — diz Ângelo Oliveira, um dos responsáveis pelo encontro no Ponto Chic, que acontecerá no domingo e na segunda-feira.

O evento acontece há 19 anos e, em 2017, tem um motivo a mais para comemorar. O espaço foi decretado quadrilátero cultural pelas secretariais municipal e estadual de Cultura. Com a mudança, o Ponto Chic pode receber manifestações culturais sem autorização prévia da prefeitura. Além das várias atrações, o busto em homenagem ao líder será coroado.

A primeira edição da Feijoada Salve o Samba Carnavalesco, que acontece neste sábado, a partir das 13h, também vai celebrar a data, homenageando personalidades do mundo do carnaval, como Selminha Sorriso (porta-bandeira da Beija-Flor), Wander Pires (intérprete da Mocidade), mestre Marcão (comandante da bateria do Salgueiro), entre outras. Selminha comemora, sobretudo, o fato de o carnaval agregar todas as raças, classes e orientação sexual.

— O samba é um grande exemplo de amor. Não tem preconceito, recebemos todos na quadra — diz a musa, que defende que a questão racial não deve ser debatida em um só dia: — Todos os dias são importantes para discutir essas questões.

Programação

18/11

– Feijoada Salve o Samba Carnavalesco, às 13h, com show do grupo Arruda e das escolas de samba Unidos de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis e Mocidade. Ingressos a partir de R$ 10 (sem a feijoada). No Clube Sargentos da Vila Militar, na Estrada São Pedro de Alcântara 1.462, Vila Militar.

19/11

– Abertura da programação às 10h com samba de raiz e black music. Às 13h, DJ Luan Fellipe faz homenagem a Fala Kut. Às 16h, Jhony DJ dá início ao Baile Charme. Às 19h, show da Banda Real Dance Show com homenagem a Luiz Melodia. Rua Figueiredo Camargo 110, Padre Miguel, na Praça Zumbi. Grátis.

20/11

– Peça “Toque de negro” na Areninha Carioca Gilberto Gil, às 19h, na Avenida Marechal Fontenelle5.000, em Realengo. Grátis.

– Apresentação de música, arte e feijoada a partir das 10h, na Arena Carioca Chacrinha, na Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba. Grátis.

– Festa com capoeira, desfile de Moda Street Dance e Missa dos Quilombos, a partir das 15h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz. Grátis.

– A festa no busto do Zumbi começa às 10h com capoeira, jongo e maculelê. Durante o dia, terá ainda coroação da estátua, apresentação de hip hop, baile charme, samba de raiz com o grupo Família e bateria da Unidos de Padre Miguel, às 20h. Rua Figueiredo Camargo 110, Padre Miguel, na Praça Zumbi. Grátis.

21/11

– Exposição de projetos dos alunos da Escola Estadual Heitor dos Prazeres sobre cultura africana Arena Carioca Chacrinha, na Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba, a partir das 10h. Grátis.

25/11

– Baile Charme com os DJs Guto e Marcão às 21h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz. R$ 3.

26/11

– Roda de samba comandada por Chicão e convidados, às 15h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz.Grátis.

28/11

– O evento “Levando a vida no cabelo” vai reunir uma atriz, duas cabeleiras de penteados afro e turbantes que no desenrolar da performance trançará os cabelos das pessoas da plateia. Às 15h, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, na Praça Primeiro de Maio s/nº, Bangu. Grátis.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...