RJ: Zona Oeste tem eventos e homenagens ao Dia da Consciência Negra a partir deste sábado

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, vai agitar a Zona Oeste a partir deste sábado. Desde feijoada a homenagem ao busto do Zumbi dos Palmares, os organizadores têm como objetivo levantar o debate sobre preconceito racial.

Por Nathália Marsal Do Extra

— Ainda existe e ninguém está a salvo — diz Ângelo Oliveira, um dos responsáveis pelo encontro no Ponto Chic, que acontecerá no domingo e na segunda-feira.

O evento acontece há 19 anos e, em 2017, tem um motivo a mais para comemorar. O espaço foi decretado quadrilátero cultural pelas secretariais municipal e estadual de Cultura. Com a mudança, o Ponto Chic pode receber manifestações culturais sem autorização prévia da prefeitura. Além das várias atrações, o busto em homenagem ao líder será coroado.

A primeira edição da Feijoada Salve o Samba Carnavalesco, que acontece neste sábado, a partir das 13h, também vai celebrar a data, homenageando personalidades do mundo do carnaval, como Selminha Sorriso (porta-bandeira da Beija-Flor), Wander Pires (intérprete da Mocidade), mestre Marcão (comandante da bateria do Salgueiro), entre outras. Selminha comemora, sobretudo, o fato de o carnaval agregar todas as raças, classes e orientação sexual.

— O samba é um grande exemplo de amor. Não tem preconceito, recebemos todos na quadra — diz a musa, que defende que a questão racial não deve ser debatida em um só dia: — Todos os dias são importantes para discutir essas questões.

Programação

18/11

– Feijoada Salve o Samba Carnavalesco, às 13h, com show do grupo Arruda e das escolas de samba Unidos de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis e Mocidade. Ingressos a partir de R$ 10 (sem a feijoada). No Clube Sargentos da Vila Militar, na Estrada São Pedro de Alcântara 1.462, Vila Militar.

19/11

– Abertura da programação às 10h com samba de raiz e black music. Às 13h, DJ Luan Fellipe faz homenagem a Fala Kut. Às 16h, Jhony DJ dá início ao Baile Charme. Às 19h, show da Banda Real Dance Show com homenagem a Luiz Melodia. Rua Figueiredo Camargo 110, Padre Miguel, na Praça Zumbi. Grátis.

20/11

– Peça “Toque de negro” na Areninha Carioca Gilberto Gil, às 19h, na Avenida Marechal Fontenelle5.000, em Realengo. Grátis.

– Apresentação de música, arte e feijoada a partir das 10h, na Arena Carioca Chacrinha, na Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba. Grátis.

– Festa com capoeira, desfile de Moda Street Dance e Missa dos Quilombos, a partir das 15h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz. Grátis.

– A festa no busto do Zumbi começa às 10h com capoeira, jongo e maculelê. Durante o dia, terá ainda coroação da estátua, apresentação de hip hop, baile charme, samba de raiz com o grupo Família e bateria da Unidos de Padre Miguel, às 20h. Rua Figueiredo Camargo 110, Padre Miguel, na Praça Zumbi. Grátis.

21/11

– Exposição de projetos dos alunos da Escola Estadual Heitor dos Prazeres sobre cultura africana Arena Carioca Chacrinha, na Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba, a partir das 10h. Grátis.

25/11

– Baile Charme com os DJs Guto e Marcão às 21h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz. R$ 3.

26/11

– Roda de samba comandada por Chicão e convidados, às 15h, na Lona Cultural Sandra de Sá, na Praça do Lote 219, em Santa Cruz.Grátis.

28/11

– O evento “Levando a vida no cabelo” vai reunir uma atriz, duas cabeleiras de penteados afro e turbantes que no desenrolar da performance trançará os cabelos das pessoas da plateia. Às 15h, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, na Praça Primeiro de Maio s/nº, Bangu. Grátis.

-+=
Sair da versão mobile