A Rocinha não aparece nas Olimpíadas, mas os adesivos não a escondem

No último domingo, junto a outros dez moradores, fomos à Macega, uma das regiões mais precárias da comunidade da Rocinha. A Macega, ou “T.L” – Terra da Lama, como é conhecida por alguns moradores, fica localizada na encosta do morro Dois Irmãos. O grupo foi realizar uma ação social, levando agasalhos, cobertores e um café da manhã para tomar junto aos moradores desta localidade.

Por Davison Coutinho, do Jornal do Brasil 

O acesso à Macega é por meio de becos e escadarias, sem infraestrutura, íngremes e poluído por vazamentos de esgotos e lixos. É uma longa subida que pode ser feita a partir da Rua Um. Depois da caminhada com as caixas de agasalhos recolhidos na PUC-Rio e na própria comunidade, nos deparamos primeiramente com o cenário da Macega: casas de madeira em situação de risco e, onde várias famílias vivem em extrema pobreza.

É impressionante como uma cidade que tem o título de “maravilhosa” permita que pessoas continuem vivendo em situação de extrema pobreza, e tudo isso a poucos quilômetros de dois dos bairros mais nobres da cidade: São Conrado e Gávea. Da Macega os moradores têm uma vista panorâmica da praia, dos prédios e dos hotéis de São Conrado. Uma desigualdade que não tem como esconder, mas que já está naturalizada.

Cada história que ouvíamos era uma emoção diferente. Cada família com suas dificuldades, e nós mesmo como moradores da Rocinha sentíamos o tamanho da desigualdade na própria comunidade. São muitas famílias sem nenhum acesso aos serviços públicos e totalmente abandonadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. E tudo isso acontecendo bem pertinho dos cartões postais da cidade e dos lugares que irão receber os turistas para os jogos olímpicos. Uma cidade não pode se dizer olímpica se não é boa para todos.

Não posso negar os benefícios e o legado da Olimpíada para o país e para a cidade. Mas jamais posso concordar que esse legado não contemple as favelas. Não é justo que todo esse investimento bilionário não contemple essas pessoas que mais precisam. São 38,6 bilhões os custos estimados das olimpíadas e nem 1 real foi gasto com a Rocinha que espera pelo PAC2, orçado em 1,6 bilhão e que melhoraria a qualidade de vida dos moradores.

Voltando à ação na Macega, fomos, como de costume, muito bem recebidos pelos moradores, que ao nos encontrar no caminho já nos cumprimentava e avisavam aos outros que teria ação no campinho. Os moradores, apesar de todos os problemas, são muito alegres e enfrentam as dificuldades do dia a dia de forma muito honesta.

Após distribuir as doações, foi a hora do lanche e das conversas, principalmente com as crianças. A ação foi muito produtiva, e muito mais importante que levar as doações foi se colocar disponível para ouvir, dar voz e visibilidade a esses moradores que são invisíveis em uma cidade dividida.

Agradeço aos voluntários e parceiros envolvidos e também às pessoas que tiveram a solidariedade em doar os materiais. Nosso compromisso maior não é assistencialista, mas sim de buscar melhorias para qualidade de vida nestes locais, oferecendo independência aos moradores.

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade

+ sobre o tema

Liderança deve ir além das desgastadas divisões da esquerda e da direita

Muitos líderes preferem o caminho da enganação ao árduo...

Desigualdade salarial: mulheres ganham 11% a menos no DF, mesmo com lei de equidade em vigor

A desigualdade salarial entre homens e mulheres no Distrito...

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de...

Nordeste e Norte elegeram mais prefeitas mulheres nos últimos 20 anos

Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio...

para lembrar

Para Dilma, interpretação de frase sobre luta é ‘vilania’

Pré-candidata do PT disse que não se referia a...

Prefeito assina decreto para notificar imóveis que não cumprem função social

O prefeito Fernando Haddad, assinou nesta quinta-feira, 30 de...

Presidente da CNI, deputado do PTB critica apoio a Serra

Por: Ed Ruas   O deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB),...

Educadoras receberam a medalha da Ordem Nacional do Mérito

Presidente Dilma concede a professoras prêmio por atuação como...

Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora nos debates dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os encontros ficaram marcados por trocas de acusações,...

Direita invisibiliza mulheres, negros e LGBTI+ em seus planos de governo, dizem especialistas

Violências, falta de políticas públicas, dificuldade para acessar direitos e preconceitos que aparecem de diversas formas. Mulheres, pessoas negras e a população LGBTI+ enfrentam...

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se proliferam pelo país é iniciada por causas naturais. A constatação é da doutora em geociências...
-+=