Rodrigo Eller vencedor do Concurso Eu Negro além da pele

O cartaz vencedor

 

 

O selecionados

selecionados

O CONCURSO

O Concurso Casulo convida estudantes de todo o país a se transportarem para o universo da cultura negra. Eu Negro é o tema que deve inspirar os participantes em suas criações.

O Casulo é um concurso de arte pública aberto a todos os estudantes brasileiros de cursos superiores e técnicoprofissionalizantes, artistas ou não. Os trabalhos poderão ser figurativos, abstratos, fotográficos, gráficos ou tipográficos ou qualquer outro tipo de representação visual.

O PROJETO

O principal objetivo do projeto é revelar e dar espaço a jovens talentos, reproduzindo o trabalho vencedor em um painel de 324m2 fixado na fachada do NAVE, no Rio de Janeiro. Por ali passam, todos os dias, cerca de 40 mil pessoas.

O PRÊMIO

O autor da obra vencedora ganhará um iPad.

Uma chance e tanto!

Trata-se de uma iniciativa do Oi Futuro em parceria com a Jair de Souza Design através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Tornar-se negro é ir além da pele.

É reconhecer que a edificação da nossa cultura se fez, ao longo da história, com a contribuição expressiva do povo negro. A criatividade da negritude se encontra presente na nossa música, na dança, na culinária, na religião, na ciência, na literatura, no futebol e na alegria peculiar do brasileiro. Em um país cuja formação étnica é multicultural, o espírito negro se encontra em todos nós. Há um pouco de negritude em nossa alma e em nossa herança. No entanto, a consciência deste fato nem sempre é enaltecida. Para que isto ocorra e necessário que tenhamos a vontade de assumir o que somos, criando, através deste querer a possibilidade de afirmar a importância da presença negra na nossa vida e nosso porvir. Tornar-se negro é sentir e se expressar como um negro, se transportar para o universo da cultura negra e, enfim, inventar um jeito negro de ser.

Fonte: Concurso Casulo

+ sobre o tema

A questão negra em Machado de Assis

Em 2003 é aprovada na Constituição Brasileira a lei...

Cantora Aretha Franklin cancela mais três shows

A cantora de soul Aretha Franklin adiou mais três...

Na Etiópia, Dilma defende padrão Sul-Sul de cooperação com a África

Criada em maio de 1963, a União Africana assumiu...

para lembrar

Ocupação Conceição Evaristo (2017) – teaser

Em um ano no qual apenas mulheres serão tema...

Cauby, Cauby!

A cena é tão boa que dispensa roteirista. Mamãe...

Deputados negros protocolam PL de enfrentamento ao racismo na Câmara

Um grupo de sete deputados federais negros protocolou na...

Ele voltou para nossa alegria!

Vídeo "Para nossa Alegria" que fez sucesso na internet...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=