Sakamoto: sem direitos humanos, a barbárie tomará conta do Brasil

Reflexo dos tempos de ódio, Sakamoto relata que já foi ameaçado de morte, atacado e até levou uma cuspida na rua: “já tive que sair do país por um tempo quando a coisa ficou mais feia”; Leia à integra

Do Brasil247

Foto: Reprodução/Brasil247

O jornalista, professor e ativista dos direitos humanos, Leonardo Sakamoto, participou nesta quinta-feira (22) do programa “Ferréz em Construção” e defendeu a importância dos direitos humanos para conter uma futura barbárie no país.

Sakamoto explica porque o tema “direitos humanos” incomoda tanto: “as pessoas que têm privilégios querem defendê-los da possibilidade dos que não têm de conseguir seus direitos”.

Ele considera que o debate sobre direitos humanos no Brasil é muito mais necessário que em 2006, ano que fundou seu blog: “vivemos num país onde pessoas comemoram a morte de uma mulher, no caso a Marielle, por ser uma ferrenha defensora dos direitos humanos, por isso a necessidade urgente de desmistificar falsas verdades que foram construídas”, elucida Sakamoto.

Reflexo do ódio

O jornalista relata que já foi ameaçado de morte, atacado e até levou uma cuspida na rua: “já tive que sair do país por um tempo quando a coisa ficou mais feia”.

Ao analisar o discurso de ódio nas redes sociais, Sakamoto considera que a raiz do problema está no subterrâneo da internet: “é o invisível, perfis fakes, robôs, que formam opiniões mentirosas, as pessoas não se importam como que é falso ou verdadeiro, verdadeiro é tudo aquilo que elas concordam”, explica.

Solidariedade 

Sakamoto diz que fazer justiça social não significa uma sociedade igual em todos os aspectos, mas sim a capacidade de exercer a solidariedade com o próximo: “lutamos para que a periferia tenha as mesmas condições de oportunidade”, conclui.

+ sobre o tema

Liderança indígena é assassinada no MS

Cacique da aldeia Guariroká é assassinado em Caarapó ...

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos

Crianças bebiam a mesma água que o gado na...

CARE

por Sueli Carneiro Cuidado, carinho, é o que a palavra...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=