Salvem as universidades públicas!

A  crise nas universidades é um sinal de alerta para nós. Não podemos permitir que as conquistas que tivemos, em ver aumentar o número de mulheres e negros(as) que ingressam nelas, sejam minimizadas por conta disso.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

O crescimento de um país se dá, principalmente, com o avanço nas pesquisas, com a formação de pessoas cadavez mais qualificadas em todas as áreas do saber científico.

Valorizar os docentes e profissionais de apoio deveria ser uma premissa imprescindível. Toda a sociedade deve se mobilizar em defesa das universidades públicas.

Todos nós devemos engrossar as fileiras na luta por um ensino superior público, diverso e dequalidade. As grandes universidades públicas do Rio de Janeiro passam por um momento extremamente delicado.

Só na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) são cerca de 600 professores que faltam para compôr o quadro docente da casa.

Mediante essa aterradora situação em nossas universidades, nem sequer  uma declaração de cunho relevante sobre o tema por parte das autoridades competentes. Nos assusta a total letargia com que o assunto é tratado e discutido. A privatização do ensino superior é uma das maiores atrocidades e deveria ser proibida por lei. Esses temas tão primordiais para a evolução da sociedade, jamais deveriam ser tratados como questão de mercado.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Mulheres negras não têm espaço nas políticas públicas do país, diz especialista

A ausência da mulher negra nas estruturas de poder...

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Falar é preciso

Temos de debater colorismo, porque cor de pele conta...

Miriam Merlet e outras vozes altivas do Haiti que se foram

Não consigo ver as imagens do Haiti na TV....
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=