Samuel L. Jackson e Magic Jonhson Confundidos com imigrantes Preguiçosos na Itália

Em uma mistura de ódio, racismo e muita falta de informação a foto dos milionários negros se alastrou em transformou-se em viral na Itália. Alguns acreditaram que o ator e o jogador de basquete eram imigrantes recém chegados e que estavam fazendo compras extravagantes com dinheiro do estado.

Por 

Photo courtesy of Earvin Magic Johnson. (via Twitter)

Samuel L Jackson e Magic Johnson são nomes familiares e mundialmente conhecidos, mas os dois indivíduos de alto perfil foram confundidos com imigrantes dessa nova onda de imigração que invadiu a Europa, durante suas férias na Toscana.

O aclamado ator de Hollywood e o jogador de basquete aposentado, foram fotografados sentados em um banquinho cercados por sacolas de lojas de luxo, incluindo Louis Vuitton e Prada, em Forte dei Marmi.

Johnson compartilhou uma foto de si mesmo e Jackson na popular cidade turística da cidade no Twitter, dizendo: “Sam e eu nos sentamos num banco ontem no Forte dei Marmi, na Itália. Os fãs começaram a se alinhar para tirar fotos conosco. ”

A imagem foi amplamente compartilhada nas mídias sociais, com os italianos assumindo que os dois eram “migrantes” e ficando indignados de terem escolhido gastar extravagantemente o dinheiro do estado.

Foi então que o  ator e comediante, Luca Bottura, utilizou uma das imagens para fazer um meme e começar uma experiência social. Ele compartilhou a imagem ao lado da legenda: “Os recursos da Boldrini na loja Forte dei Marmi em Prada com nossos € 35. Compartilhe esta imagem se estiver indignada”.

Esta foi uma referência à Laura Boldrini, presidente da Câmara dos Deputados da Itália, por sua posição política sobre migração que é vista como progressiva e aberta.

A imagem rapidamente se tornou viral, as pessoas expressaram seu “desgosto” e “vergonha” na experiência extravagante das duas estrelas. Os críticos referiram aos 35 euros pelos cidadãos italianos para acomodar os refugiados em sua cota de imigrantes estabelecida pela União Européia, ao mesmo tempo em muitos colocaram suas frustrações para fora.

Segundo Luca Bottura, cerca de 40% dos mais de 1000 compartilhamentos foram feitos instantaneamente sem leitura, ou seja, mostraram que estavam descontentes com o dinheiro italiano sendo gasto para uma finalidade tão banal.

O que esse evento nos deixa claro é que, mesmo quando negros chegam a uma certa posição, continuam sendo vítimas de preconceito o que muitas pessoas negam veemente que não exista mais.

A maioria das pessoas que compartilharam a foto acreditaram que dois homens negros, sentados na praça com bolsas de lojas de grife, eram mesmo imigrantes preguiçosos que estavam gastando o dinheiro do estado. Isso é parte do que chama-se de “racial profiling” ou categorização racial.

Na categorização racial, as pessoas não se sentem desconfortáveis em colocar pessoas pertencentes a minorias em caixas e acusar ciganos de serem ladrões de crianças, por exemplo. Ou judeus de serem ricos e avarentos, de japoneses de serem inteligentes e europeus do norte de possuírem pouca sensibilidade.

No caso do negro, não adianta ser bilionária como Oprah Winfrey, que em 2011 ao entrar numa loja na Suíça, a vendedora se negou a mostrar uma bolsa a apresentadora alegando “essa bolsa você não deseja ver… é muito cara para você!”

E é esse o ponto que queremos abordar aqui nessa matéria.

Nós negros somos basicamente categorizados por nosso fenótipo, quando falamos na competência ao estudar, trabalhar, liderar. E é claro que, esses dois homens negros, gordos e velhos são aproveitadores do sistema, logo compartilhar essa absurdidade, faz muito sentido.

Ora, onde já se viu dois negros sentados na praça, no meio do dia, comprando roupas em lojas de luxo? É vagabundo mesmo.

(…)

Isso acontece no Brasil também e de várias maneiras. Quantos mendigos temos no Brasil? Quantos desses são negros? E quantos desses mendigos negros podem ser considerados “mendigos gatos?”. Já podemos começar refletindo por aí… será que um mendigo negro seria viral se fosse considerado um gato?

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Escritor Benjamin Moser é acusado de racismo por trecho em biografia de Clarice Lispector

Benjamin Moser escreveu que, ao lado de Lispector, ‘Carolina...

Pelo fim do racismo

O Brasil acabou com a escravidão há 121...

Música permitiu enfrentar exclusão, diz rapper Rico Dalasam

“Todos nós que fazemos parte dessas minorias já morremos...

Racismo no aeroporto de Aracaju

Fonte: Consórcio Culturais -   Membro do Movimento...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos o país mais alegre do mundo é apenas um deles. Há também o da democracia...

Portugal se ressente da invasão de brasileiros mas não nos devolve o ouro

Pela segunda vez neste ano estou em Lisboa, e desta vez pude rever com mais tempo os meus irmãos portugueses –luso-africanos de origem cabo-verdiana, guineense,...
-+=