Sancionado em São Paulo, projeto de lei que cria o Dia do Orgulho Crespo de São Paulo

Dia será celebrado anualmente em 26 de julho e foi criado para instigar a valorização do cabelo crespo e da estética afro-brasileira

por Márcio Neves no R7

Sancionado nesta segunda-feira (19) o projeto de lei 1.207 de 2015, que cria o Dia do Orgulho Crespo de São Paulo. A data será celebrado anualmente em 26 de julho.

Rafael Berezinski

O projeto foi apresentado pela deputada Leci Brandão (PC do B) com base em recentes casos de racismo e discriminação direcionados à população com cabelo crespo.

“Tem dias de tantas coisas e que não são tão importantes ou significativas, então o Dia do Orgulho Crespo não é só a estética, é a afirmação da nossa etnia. Nos nascemos assim, nosso cabelo é desta forma e nós não temos nenhum problema com nosso cabelo”, diz a deputada.

Ainda segundo Leci, o projeto foi apresentado após ela conhecer a Marcha do Orgulho Crespo, que é organizada desde 2015 como um movimento de valorização da identidade da mulher negra, do cabelo crespo e da estética afro-brasileira.

Segundo Neomisia Silvestre, uma das organizadoras da marcha, a criação do Dia do Orgulho Crespo é “um marco para aprofundar o combate ao racismo pelo vies estético”.

Neomisia também ressalta que a criação da data demarca um espaço de poder pelas mulheres negras para debater questões como o racismo e o preconceito, além do Dia da Consciência Negra.

Marcha do Orgulho Crespo

A Marcha do Orgulho Crespo foi criada em 2015 como um movimento para para fortalecer a identidade, a autoestima, a representatividade e o protagonismo das mulheres negras.

O ato costuma mobilizar pessoas por todo o país para repensarem os padrões de beleza impostos e instigar reflexões sobre racismo e o empoderamento negro.

Na última edição, no ano passado, a Marcha reuniu centenas de mulheres em São Paulo e também já foi realizada em Porto Alegre e Curitiba. Nos próximos anos, o evento deve acontecer em São Paulo no dia definido na lei recém sancionada: 26 de julho.

+ sobre o tema

Contestação ao regime angolano inspiram Agualusa em ‘A Sociedade dos Sonhadores Involuntários’

Contestação ao regime angolano inspiram Agualusa em ‘A Sociedade...

TERREMOTO HAITÍ: Haitiano sobrevive em escombros um mês após terromoto

Homem de 28 anos foi encontrado nos destroços de...

NANDYALA Editora no Museu Afro Brasil

NANDYALA Editora: leitura em diferençaEm São Paulo, você encontra...

Ninguém diz a Angélique Kidjo quem ela deve ser

GONÇALO FROTA É a última grande diva da música africana...

para lembrar

Caribe busca indenização do Reino Unido por escravidão

Mais de 150 anos depois das potências coloniais europeias...

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

O Pescador navega pelas águas africanas. Às vezes, percebe...

Saiba o que é a Língua da Tabatinga, tema de questão do Enem 2024

Uma questão da prova de linguagens do Exame Nacional...

Joel Rufino dos Santos

Biografia Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro)...
spot_imgspot_img

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Vídeo: Iza viraliza com sua reação ao conhecer Beyoncé

Iza foi um dos destaques na estreia de Mufasa: The Lion King, que aconteceu nesta segunda-feira (9/12) no Dolby Theatre, em Los Angeles. Até mesmo...
-+=