Manifestação chama atenção para violência contra a mulher
São Paulo vai receber, neste sábado (26), a segunda edição da Marcha das Vadias. A concentração acontece às 13h na praça do Ciclista, no canteiro central da avenida Paulista, próximo à rua da Consolação.
O movimento pretende chamar a atenção aos diversos tipos de violência sofridos cotidianamente pelas mulheres, seja verbal, física ou sexual. A marcha luta contra a responsabilização das vítimas pela violência sofrida.
A origem do evento remete a abril do ano passado, quando um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, disse que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se vestir como vadias. A revolta provocada pela declaração levou à organização da SlutWalk, expressão traduzida em português como Marcha das Vadias.
Desde então, o movimento já se espalhou por países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, Brasil, México, Nicarágua e Colômbia.
Após ações promovidas em 2011, quando a marcha ocorreu em diferentes datas em 12 municípios brasileiros, este ano a mobilização é nacionalmente organizada, e ocorre no mesmo dia em outras 13 cidades, entre elas Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
Fonte: R7