Sapiência se firma no rap afro de ‘Galanga livre’ para conferir

Nome em ascensão no universo do hip hop brasileiro, Rincon Sapiência – nome artístico do cantor e compositor paulistano Danilo Albert Ambrosio, criado na periférica Zona Leste de Sampa – cai até no samba no primeiro álbum, Galanga livre (Boia Fria Produções), já disponível nas plataformas digitais e com edição em CD prevista para chegar ao mercado fonográfico neste mês de junho de 2017. Mas o baticum de Meu bloco (Rincon Sapiência) embasa discurso afiado, mote de Galanga livre, álbum cujo título se refere ao monarca africano que, escravizado no Brasil, conquistou a liberdade na raça e se tornou Chico Rei, símbolo da afirmação do povo negro.

Com scratches de DJ A.S.M.A., Sapiência narra com liberdade ficcional o enredo do nobre escravo em Crime bárbaro (Rincon Sapiência, Tom Zé e Valdez), uma das 13 músicas do disco autoral encerrado com a já conhecida Ponta de lança (Rincon Sapiência, 2016), música que deu visibilidade em dezembro do ano passado ao rapper que está em cena desde 2000.

Álbum gravado com produção musical do artista, Galanga livre exala orgulho negro, alinhando composições no estilo que Sapiência rotula como afro rap. O afrobeat está explícito na cadência de Amores às escuras (Rincon Sapiência e Gâmbia Beats). A rigor, o rap de Galanga livre tem batida que embute sons da África entre referências de ritmos da black music norte-americana, base da formação musical do artista.

A veia black pulsa em sintonia com a direção musical de William Magalhães, músico da banda carioca Black Rio e nome recorrente no disco, inclusive como convidado vocal de Benção (Rincon Sapiência), exemplo da originalidade das batidas do rap de Sapiência, também perceptível nas faixas de cadência sintética formatada com alta dose de eletrônica, caso sobretudo de Ostentação à pobreza (Rincon Sapiência).

Dá para identificar ecos do R&B e do soul tradicionais na introdução de A volta pra casa (Rincon Sapiência), rap em que o artista rima sobre a sofrida rota diária do ir-e-vir seguida por trabalhadores pobres que moram longe do emprego e que, no caminho, se deparam com todo tipo de violência social. Com os toques dos teclados e da guitarra de William Magalhães, A noite é nossa (Rincon Sapiência) acena para o baile black em clima romântico.

Aberta pelo toque roqueiro da guitarra de Robson Heloyn, Vida longa (Rincón Sapiência) bate na tecla de temas como o racismo velado com discurso afirmativo que saúda a democracia, o rap e o próprio gueto do qual emerge Sapiência. “O gueto sempre quis / Que chore só guitarras / Tipo Jimmy Hendrix / Onde há fogo, há fumaça / Sinto pelo faro / Infelizmente Bolsonaro não é tipo raro”, rima Sapiência com sagacidade no rap.

Com liberdade estilística, sem ficar aprisionado no som do gueto (mas ao mesmo tempo valorizando esse som), o artista firma parceria até com a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, parceira e convidada de Moça namoradeira, rap cujo refrão cirandeiro foi encorpado com as vozes de Jurema Otaviano e Jussara Otaviano.

Reforçando o discurso de afirmação da negritude, A coisa tá preta (Rincon Sapiência, Paulinho da Costa, Octavio Bailly Jr. e Claudio Slom) subverte o sentido negativo da expressão-título do rap enquanto dispara artilharia contra o racismo (velado ou assumido) praticado cotidianamente fora dos guetos.

“Se a liberdade é contra a lei, meu conteúdo é ilícito”, julga o rapper no verso-sentença de Meu bloco. Tire a hipocrisia do caminho que Rincón Sapiência está passando com o discurso livre e com o som lícito que pautam Galanga livre, álbum que firma o artista na cena do Brasil. (Cotação: * * * *)

(Crédito da imagem: capa do álbum Galanga livre, de Rincon Sapiência)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

+ sobre o tema

Entrevista com Sidney Santiago sobre cinema, teatro e televisão

Sidney Santiago (Guarujá, 1985) é um ator brasileiro....

LeBron James – Pai é sempre pai

LeBron James segura seu filho, Bryce, durante o segundo...

Esposa de Bruno Cortês revela planos para chegada de um ‘Cortesinho’ no ano que vem

Esposa revela planos para chegada de um 'Cortesinho' no...

Anderson Silva adquire mansão avaliada em R$ 2 milhões no Rio de Janeiro

A vida de celebridade e as frequentes aparições em...

para lembrar

A bronca que Machado tinha de Eça

A bronca que Machado tinha de Eça. Numa crítica e...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

A inspirada cinebiografia de Tim Maia

Além da voz marcante e do swing contagiante, Tim Maia...

Noite da Beleza Negra elegeu nova Rainha do Ilê Aiyê e celebrou luta das mulheres negras

O som da Band’Aiyê anunciou a tão esperada Noite da...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=