Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Enviado por / FonteDa Agência Brasil

Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os empreendedores negros estão com mais dificuldades do que os brancos para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia de covid-19. De acordo com o levantamento realizado pela 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, 72% dos empresários negros estão faturando menos. O índice é de 66% no caso de empreendedores brancos. 

A pesquisa, que foi feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), também mostra que 10% dos empreendedores negros informaram que estão faturando mais com a retomada da economia, enquanto 14% dos empreendedores brancos declararam que estão tendo uma receita maior. A perda de receita atingiu 35% dos negros e 27% dos brancos. 

O levantamento também tratou do acesso dos empresários ao crédito. Conforme o levantamento, 35% dos entrevistados negros estão inadimplentes, enquanto o endividamento entre brancos é de 24%. 

O impacto dos efeitos das restrições de comércio sobre a população negra está sendo acompanhado pelo Sebrae desde o início da pandemia. Em 2020, o Sebrae apontou que as mulheres empreendedoras negras são as mais afetadas entre todos os grupos de empresários brasileiros. 

Faz um Pix

A 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia também mostrou que 86% dos pequenos negócios estão utilizando o Pix, sistema de pagamento eletrônico instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. A adesão subiu em relação à pesquisa realizada em agosto, quando foi apurado que 77% dos entrevistados usavam a ferramenta.

A modalidade pagamento é mais utilizada nos serviços de alimentação, academias, salões de beleza e oficinas. As atividades ligadas aos serviços empresariais e de energia foram os setores que menos aderiram.

+ sobre o tema

Câncer de mama: índice de morte está ligado à desigualdade social

A diferença no acesso ao atendimento médico e aos...

Mulher deveria pedir autorização do marido pra fazer laqueadura?

Norma, ainda válida no Brasil, começa a ser questionada...

Nós e a Conferência Nacional de Comunicação

por: Nilza Iraci - Presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra "A...

EUA aprovam uso de DIU hormonal por até 8 anos; qual a importância disso?

Recentemente o FDA (Food and Drug Administration), um órgão...

para lembrar

ONU assina com Beyoncé promoção do Dia Mundial da Ajuda Humanitária

As Nações Unidas contrataram a cantora Beyoncé para que...

ONU lança campanha contra preconceito no Brasil

Fonte: G1- Prostitutas, gays, lésbicas, portadores de HIV e negros...

Gilmar Mendes defende voto em presídios

Presidente do STF ressalta, porém, que eleição só ocorrerá...

Pronatec ganha nova modalidade: Direitos Humanos

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego...
spot_imgspot_img

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são temas do próximo evento paralelo do...

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra em parceria com Geledés, ONU Mulheres, C20 e W20

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são tema do próximo evento paralelo do...

Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa

A endometriose é uma doença que afeta uma em cada dez mulheres. E esse público tem um risco 20% maior de sofrer com problemas cardiovasculares, como infarto...
-+=