Durante encontro com o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, anunciou que vai criar uma nova coordenadoria na SJDH. “A partir da idéia de uma cultura de paz vamos criar uma Coordenadoria de Diversidade Religiosa” informou. O Secretário disse, também, que pretende resgatar o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa, criado na administração passada, atendendo ao pedido do grupo de religiosos.
Do sjdh
O Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre reúne 10 religiões na busca do entendimento mútuo de que é possível encontrar a paz por meio do respeito, do acolhimento das diferenças e do diálogo amoroso. Integram o grupo as seguintes religiões: Umbanda e os Cultos Afro-Brasileiros, Fé Bahái, Cristãs (católica, Anglicana e Luterana do Brasil) Islâmica, Judaica, Espírita, Budista Tibetana e Budista Zen.
O Secretário César Faccioli pediu o apoio do grupo para construção desta pauta de trabalho na SJDH que irá contar, ainda, com a participação de outras culturas religiosas. Em nome dos religiosos o rabino Guershow Kwasnievsky, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência, agradeceu ao convite de parceria. “Somos um patrimônio religioso da cidade” disse o Rabino ao colocar à disposição do Estado o trabalho e a cultura adquiridos pelo Grupo ao longo dos seus 10 anos de vida.
Entre as ações conjuntas a serem realizadas pelo poder público e as representações religiosas lembradas durante o encontro com o Secretário da SJDH estão o mapeamento da religiões existentes no Estado e a elaboração de um calendário religioso com as principais datas de cada religião e o seu respectivo significado.