Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos obteve resultados positivos, com o aumento da entrega voluntária de armas. Campanha terá destaque no torneio que começa amanhã e na Copa do Mundo
Assim como ocorreu nas últimas partidas oficiais disputadas pela Seleção Brasileira, os jogadores abrirão amanhã, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a faixa com os dizeres do tema social da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014: “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”. Previsto na Lei Geral da Copa do Mundo, sancionada pelo governo federal em junho do ano passado, o lema terá destaque nos jogos das duas competições, assim como a Aids foi assunto central das copas disputadas na África do Sul (em 2009 e em 2010).
A ideia envolve as entidades relacionadas diretamente com a organização dos torneios, como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os governos federal e locais, além de grupos da sociedade civil organizada (ao todo, são 50 organizações não governamentais), como a Rede Desarma Brasil. Além dos demais aspectos, um dos objetivos é intensificar a campanha do desarmamento no Brasil e no mundo.
“Existem estatísticas que indicam que, após a apresentação da faixa pelos jogadores nas partidas da Seleção, aumentava a entrega voluntária de armas. São dados importantes que nos incentivam a continuar na campanha”, explicou Valéria de Velasco, subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça, Direitos e Cidadania do DF.
Fonte: Correio Braziliense