Guest Post »

Sessão solene pelo centenário do “Sambista Pé Rachado”

O sambista Pé Rachado se vivo completaria 100 anos nesse ano. E em homenagem a sua trajetória no samba paulista, Thiago Praxedes (Mestre Thiago) que além de diretor de bateria e percussionista é pesquisador da historia do samba e das manifestações afro-brasileiras junto ao vereador Orlando Silva e a UESP estão organizando “Sessão Solene em Homenagem ao Centenário do sambista Pé Rachado”.

Há mais de uma década Mestre Thiago monta a biografia deste sambista que pra ele tem um gosto especial. Seu padrinho Binha, que também era diretor de bateria era filho caçula de Pé Rachado – Lembrando que o baluarte foi 25 anos presidente da Vai-Vai, foi o grande responsável por transformar o cordão em escola. Desfilou pelo Camisa Verde em 1974 ao lado do amigo Inocêncio Tobias. Foi ritmista da Mangueira e diretor de harmonia. Fundou a Barroca Zona Sul a qual dirigiu nos primeiros anos com seu filho Lobão sendo uma escola modelo em formação de sambistas e administração. Pé Rachado faleceu em 1990.

Na Sessão Solene haverá exibição de um documentário, lançamento do livreto do centenário e presença de pavilhões e velhas guardas e a bateria da Vai-Vai comandada pelo Mestre Tadeu. Em seguida homenagens e um coquitel.

A mesa da sessão solene será formada pelos seguintes sambistas:
Zé Carlinhos, Dorinho Marques, Mestre Thiago e Sr Carlão do Peruche

Related posts