Apenas 8% dos autodeclarados pretos e pardos ocupam cargos de liderança no ambiente em que trabalham. É o que revela a pesquisa “Lideranças em construção: por que a trajetória de profissionais negros é tão solitária?”, realizada em 2024 pela Indique uma Preta, consultoria especializada em Diversidade & Inclusão, e a Cloo, empresa de investigação e consultoria comportamental.
Com a proposta de promover diálogos inclusivos sobre a importância e o compromisso das lideranças brancas na luta pela equidade racial, sensibilizar profissionais de recursos humanos, empreendedores e filantropos, a Fundação Tide Setubal promove o seminário Plataforma Alas em Debate. O encontro também marcará o lançamento da 3ª temporada da websérie “Caminhos pela equidade racial”.
“Nesta temporada, trabalhamos com o formato de videocast com o conteúdo em três episódios, cada um abordando um campo de atuação: investimento social privado, educação e empresas. Sabemos que essas instituições têm um papel fundamental e uma responsabilidade inegável na busca pela justiça social e racial. Nosso objetivo é trazer referências nesses campos para debater conjuntamente essa questão tão urgente e necessária”, explica Viviane Soranso, coordenadora do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal.
Desde seu lançamento em 2021, a Plataforma Alas tem se destacado como uma iniciativa crucial no fortalecimento de lideranças negras em diversas áreas, incluindo o sistema judiciário, o meio acadêmico, o setor empresarial e a política. Ao longo da sua trajetória, a plataforma já beneficiou cerca de 300 lideranças negras, oferecendo capacitação e promovendo um pacto coletivo que envolve tanto instituições negras quanto lideranças brancas em ações para acelerar a busca pela equidade racial.
Programação
9h00 — 9h30: Café de chegada e recepção
9h30 — 9h40: Fala de abertura com a Mestre de Cerimônia
9h45 — 11h15: Exibição do teaser da 3ª temporada da websérie Caminhos
Mesa 1: Papel das Instituições e lideranças brancas na luta pela equidade com Fabio Alperowitch (Fama re.capital), Inês Lafer (Gife), Nicole Carnizelo (Santa Plural) e mediação de Adriana Couto
11h15 — 12h45: Mesa 2: Elas Periféricas: Uma experiência de fomento a Instituições negras com Viviane Soranso e Guiné Silva.
Compartilham experiências: Ponte a Ponte e Nós Mulheres da periferia
12h45 — 12h55: Fala Institucional da Fundação Tide Setubal
12h55 — 13h00: Fala encerramento com Mestre de Cerimônia
Serviço:
21 de agosto de 2024
Local: Itaú Cultural — Avenida Paulista, 149