Seminário debate prioridades para mulheres negras no século XXI – São Paulo

O dia 25 de julho é consagrado internacionalmente à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para marcar a data especial, ocorrerá, na cidade brasileira de São Paulo, o II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, entre os dias 22 e 23.

Realizado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria em Parceria da Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), organização Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres e Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o evento pauta as prioridades das mulheres negras para o século XXI, a partir de conferências e palestras.

Coordenadora da Cone, Maria Aparecida de Laia considera que ganhar visibilidade é uma das principais questões para as mulheres negras. “Nós temos que ganhar visibilidade em todos os espaços de poder, como mídia, mercado de trabalho, família”, analisa.

Na opinião dela, é a discriminação racial que causa a invisibilização das mulheres negras na sociedade. “Isso gera opressão, porque as mulheres são excluídas, principalmente do mercado de trabalho”, afirma.

O seminário objetiva ainda “trazer a discussão da identidade étnicorracial do ponto de vista da América Latina, debater o trabalho doméstico, políticas públicas, tráfico de mulheres, empreendedorismo para mulheres negras, e papel das mulheres negras jovens, porque essa população cuidará do futuro”, explica a coordenadora.

São esperados cerca de 200 participantes, entre mulheres, militantes de movimentos negros, gestores e funcionários públicos e estudantes.

Na abertura, haverá a conferência “Ressignificação da identidade étnicorracial das afrodescendentes a partir da Diáspora – A Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha: Quais prioridades no século XXI?” com a representante da Rede de Mulheres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da Diáspora no Uruguai, Vicenta Camusso Pinto.

Os momentos seguintes contam com a participação de diversos (as) estudiosos (as) e organizações feministas, como Instituto da Mulher Negra, Articulação de Mulheres Negras, ONG Criola, Afro-Negócios Feira Preta, Associação Frida Khalo e Coletivo Jovens Feministas de São Paulo.

Já o encerramento está a cargo de Cristiane Sobral, autora do livro de poemas “Não vou mais lavar os pratos”, que será lançado durante o seminário pela editora Athalaia.

Acesse a programação completa: http://telecentros.sp.gov.br/img/arquivos/prog_sem_mulheres_negras.pdf

Serviço

O II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha ocorrerá no Auditório da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que fica no Pátio do Colégio, 184, Centro. Inscrições e mais informações pelo telefone da Cone (11) 3113-9750.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mortes de mulheres no Brasil têm raça e classe definidas, dizem pesquisadores

"Violência no Brasil é um fenômeno social articulado a...

Atleticanos e sociedade não podem banalizar o estupro

Um time como o Galo, cujo slogan é "paixão...

Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre...

Patrícia Mitie, a mais nova vítima de feminicídio no Brasil

Patrícia Mitie Koike, de 20 anos, foi espancada até...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=