Senegal inaugura Museu das Civilizações Negras, com 14.000m².

Inaugurado o ” Museu das Civilizações Negras” em Dacar, Senegal, o “Musée des Civilisations Noires”. O edifício está equipado com uma área funcional de mais de 14.000 m². É sem dúvida o maior museu na África Ocidental.

Viena – Enviado por Christiane Kassama

Tradução Marcos Romão, no Mamapress

Composto por salas de exposições, salas de conferências, escritórios administrativos, um centro multiuso, auditório, etc., é o Museu dedicado ao desenvolvimento das civilizações negras na África, começando com Núbia, o antigo Egito, Etiópia etc …

Criado com o apoio da China, o museu é um sonho dos anos 60.

De 1 a 24 de abril de 1966 , Dacar, a capital senegalesa, foi “ocupada por 2.000 artistas de países africanos, da diáspora africana e hóspedes de todo o mundo Africano.

Eles participaram do primeiro Festival Mundial das Artes Negras – nègres Festival des Arts.
Durante o festival, valores e realizações culturais dos negros e sua diáspora foram apresentados sob o lema “negritude”.

Exatamente 50 anos depois, a abertura deste museu é uma mensagem clara de Senegal para o mundo inteiro, como formulou o Ministro da Cultura e Comunicações, Mbagnick Ndiaye, em seu discurso de abertura no sábado, 23 de janeiro.

“O museu foi concebido como uma “Casa de renascimento e reconhecimento reparador das Civilizações Pretas da África e da sua Diáspora”.

Em Dakar, Cheikh Anta Diop, fundador da historiografia e modernidade Africano, realizou um trabalho pioneiro sobre a renovação da historiografia da África.
Cheikh Anta Diop é considerado um dos mais famosos egiptólogos do continente Africano. Aliás, a maior universidade de Senegal em Dakar leva o seu nome.

+ sobre o tema

Referência do pensamento feminista decolonial, ativista e filósofa argentina María Lugones morre aos 76 anos

Morreu nesta terça-feira (14) a filósofa, professora e ativista...

Carta do movimento Quilombola do Maranhão

Pisa Ligeiro, pisa ligeiro. Quem não pode com quilombos não...

para lembrar

Estudiosos revelam como intelectuais negros atuaram na Abolição

Eles negam, por exemplo, que Machado de Assis tenha...

Filme baiano ‘Órun Àiyé’ emite nota de repúdio após sofrer preconceito religioso

A produção da animação baiana “Órun Àiyé” emitiu uma...

Sente o drama: a reflexão de uma historiadora no Complexo do Alemão

Decidi publicar a reflexão da historiadora e pesquisadora da Fiocruz Marize...
spot_imgspot_img

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...

LeBron e Bronny James se tornam primeira dupla pai e filho a dividir quadra na NBA

LeBron James e seu filho, Bronny, fizeram história na NBA neste domingo (6) quando jogaram juntos durante a partida de pré-temporada do Los Angeles Lakers contra...

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...
-+=