‘Me senti perdido’, diz vítima de racismo de torcedores do Chelsea

Ele foi impedido de entrar no metrô de Paris por fãs do time inglês.
‘Espero que o caso gere uma verdadeira conscientização’, afirmou.

No G1

Souleymane, vítima do incidente racista protagonizado por torcedores do Chelsea no metrô de Paris, disse nesta sexta-feira (20) em entrevista à AFP que estava “orgulhoso” da repercussão do caso e esperava uma “conscientização” da sociedade.

“Muitas pessoas de cor enfrentam este tipo de incidentes. Isso precisa parar”, sentenciou o franco-mauritano de 33 anos, que não quer divulgar o sobrenome para evitar expor sua família.

O incidente foi flagrado em um vídeo gravado na última terça-feira, poucas horas antes da partida do Chelsea contra o Paris Saint-Germain, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Nas imagens, divulgadas no site do jornal “The Guardian”, é possível ver um grupo de torcedores dos “Blues” empurrando com força duas vezes um homem negro que tentava subir no vagão de metrô, aos gritos de “Somos racistas, somos racistas e gostamos disso”.

A vítima já prestou queixa numa delegacia da capital francesa, e o ministério público de Paris abriu uma investigação, recebendo logo em seguida o apoio de Scotland Yard.

“Espero que um caso como esse ajude a sensibilizar as pessoas, para que haja uma verdadeira conscientização”, afirmou Souleymane.

‘Perdido’
“Quando fui empurrado para fora do metrô, me senti perdido, estava totalmente perdido. Entendi na hora que tratava-se de um ato racista, mas o que poderia fazer?”, lamentou.

“Hoje, ainda estou com raiva. Já fui vítima de várias ofensas racistas nos últimos anos, mas, felizmente, desta vez, alguém filmou a cena”, lembrou o pai de família, que tem três filhos e mora no Val D’Oise, distrito do subúrbio de Paris.

“Se o vídeo não tivesse sido divulgado, eu teria que engolir minha raiva, como sempre. Agora, quero que justiça seja feita”, completou.

“Queremos que o caso seja julgado na França. Precisa virar um exemplo, para que as pessoas comecem a refletir sobre suas atitudes e o impacto de suas declarações”, pediu Jim Michel-Gabriel, advogado da vítima.

O Chelsea já identificou cinco suspeitos de ter participado do ato racista. Eles foram proibidos de entrar no estádio Stamford Bridge por tempo indeterminado, e correm risco de serem banidos para sempre.

O incidente gerou inúmeras reações de repúdio no mundo do futebol e da política, sendo condenado, entre outros, pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, ou o premiê britânico, James Cameron.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Crianças negras desavisadas, diante de enganos platinados

Uma mulher negra que não abre a boca. Um homem...

O racismo no Brasil já tem cara e endereço eletrônico

Por mais que algumas pessoas insistam em dizer que...

Mais de cem perfis nas redes sociais podem ter ligação com ataque racista à Preta Gil

Cantora registrou ocorrência, e polícia já identificou mais de...

Pichação com símbolo racista gera polêmica entre alunos da Unicamp

Alunos encontraram símbolo da Ku Klux Klan com mensagem...
spot_imgspot_img

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

Seleção brasileira recebe prêmio Fair Play da Fifa por luta contra o racismo após ataques a Vinicius Jr.

O prêmio fair play no Fifa The Best vai para o Brasil. A seleção brasileira masculina profissional recebeu a honraria por conta de sua campanha contra...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=