Septuagenária usa grafiti para combater o racismo e o nazismo

Irmela Schramm é uma professora reformada de 70 anos, que se dedica, há mais de 30 anos, a eliminar as mensagens que promovem o nazismo e o racismo nas ruas de Berlim, na Alemanha, mas não só.

Fonte: MSN Notícias

Tudo começou quando a alemã viu um folheto que apoiava Rudolf Hess, um político da Alemanha nazi, numa paragem de autocarro. De acordo com a CNN, quando Schramm voltou do trabalho viu que o panfleto ainda lá estava e rasgou-o com as chaves de casa.

Desde então, Schramm autointitula-se de “empregada de limpeza política” e emprega cerca de 17 horas semanais a combater o ódio, com uma bolsa de tecido que contém a frase “anti-nazis”, latas de “spray” vermelho, removedores de tinta e uma espátula para raspar os autocolantes e cartazes que considera ofensivos.

A septuagenária já viajou por toda a Alemanha e por mais seis países e, segundo a CNN, já removeu “mais de 130 mil panfletos e autocolantes nazis”.

Durante a missão, Schramm tira fotografias às mensagens que encontra ao longo do caminho e pinta corações vermelhos por cima da propaganda de ódio, apaga as cruzes suásticas que estão desenhadas nas paredes e rasga os autocolantes e panfletos radicais.

“As pessoas dizem-me que sou intolerante, que não respeito a liberdade de expressão da extrema-direita, mas eu digo que a liberdade de expressão tem limites e que termina onde o ódio e o desprezo pela humanidade começam”, explicou Schramm à CNN.

 A alemã relatou que, em outubro, foi ameaçada por um polícia com uma multa de cerca de 1800 euros por estar a danificar propriedade pública. Neste seguimento, a septuagenária referiu ainda à comunicação social que, um dia, encontrou o próprio apelido num grafiti que dizia: “Schramm, nós vamos apanhar-te”.

De acordo com a CNN, o Instituto dos Direitos Humanos alemão registou, em 2015, mais de 10 mil crimes de ódio, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Doação de grupo neonazista para catedral de Milão gera polêmica

A participação da associação cultural Lealtà Azione, vinculada...

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Rio de Janeiro lança plano para combater desigualdades raciais

Rio de Janeiro - O Plano Estadual de...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=