Sérgio Martins – O movimento social dos ricos para pagarem mais impostos. Será o fim da era do Capitalismo?

Sérgio Martins

Em 9 de novembro de 1989, com o início da queda do muro de Berlim, os amantes do livre mercado declararam o fim do socialismo como um modelo de possível de gestão política e de recursos produzidos pelos trabalhado humano em favor do conjunto da sociedade. A única certeza que se tinha, até então, era a vitória dos princípios liberais, onde os ricos deveriam ter o mínimo de intervenção em suas propriedades, incluindo uma menor taxação de suas riquezas, pois detinham capital para movimentar a econômica através dos investimentos em projetos de desenvolvimentos, que direta e indiretamente beneficiariam a sociedade.

A Imprensa mundial noticiou que o milionário americano Warren Buffett reclamou de um Congresso muito amigo dos bilionários, requerendo maiores taxações da riqueza em seu país. Depois, Liliane Bettencourt, a mulher mais rica de França, assinou uma “carta, com 15 outros bilionários, pedindo para fazer uma contribuição especial” para o Tesouro para ajudar a debelar a crise econômica do seu país. O próprio dono da Ferrari disse que, como é rico, está absolutamente de acordo que lhe cobrem mais dinheiro.

Assistimos na França e a Espanha o debate sobre a introdução de um imposto especial para os mais ricos. Um grupo de 50 alemães ricos juntou-se ao movimento do “cobrem-me impostos pesados” renovando o seu pedido a Angela Merkel para que “impeça que o fosso entre ricos e pobres se torne ainda maior”.

Se por um lado, a globalização proporcionou aos investidores a oportunidade de aplicarem seus recursos financeiros nos mercados emergentes, em busca de altos e rápidos ganhos, sem qualquer responsabilidade social, em outra direção, o avanço tecnológico, permitiu a produção de riquezas em excesso, por parte dos trabalhadores, através de um sistema de produção altamente racionalizado e controlado.

Neste cenário, os ricos com a parcimônia dos Estados, concentraram, ainda mais recursos patrimoniais e financeiros. Em posição oposta, os Estados Nacionais, afundaram em suas dívidas públicas. Ora, qual será a relação entre os multimilionários e seus respectivos Estados Nacionais, ou ainda, qual a implicação de um calote dos Estados para os grandes investidores?

Seria muito inocente de nossa parte, pessoas comuns, acreditarmos em um espírito de natal, que tocou o coração dos grandes capitalistas planetários. Salvar a credibilidade dos Estados Nacionais e suas finanças, parece ser muito mais preocupante, do que enfrentar um suposto levante de pobres pelos seus direitos e desejos de acesso ás benesses do capitalismo.

O Estado equilibrado em suas funções de administração das contradições do capitalismo cumpre um papel fundamental no processo de acumulação de riqueza, pois garante a legalidade do próprio antagonismo do sistema. A regulação do trabalho, os baixos salários e a apropriação da riqueza, produzida conjuntamente, através de cobranças desiguais de impostos, prescindem de um Estado saneado cumprindo suas funções sociais.

Então, podemos supor que os ricos, agora “exigem” o aumento da taxação de suas riquezas, não para proporcionar a divisão da riqueza social, mas somente para salvar os Estados em crise, para que estes continuem no seu papel de aprisionar o ser humano em uma cadeia injusta e ultrapassada de produção de riqueza para o uso e gozo de uma minoria.

Aqui no Brasil, os multimilionários que passaram de 18 para 30, em 2010, segundo a revista forbes, estão em completo silêncio, talvez porque o Estado Nacional, com governo de centro esquerda esteja administrando bem as contradições entre muito ricos e muitos pobres, e estes últimos, ainda continuam pacificamente morrendo nos hospitais públicos.

O congresso nacional, embalado pelo clamor dos ricos de além mar, tem a oportunidade de abrir o debate com a sociedade sobre a taxação da grandes riquezas no país, ao invés de simplesmente repassarem a conta da falência do sistema de saúde para classe média, já tão sacrificada nos últimos anos.

+ sobre o tema

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Candidatos Negros: Deputados Estaduais Eleitos em São Paulo 2010

Leci Brandão  - 86.298 votos JOSÉ CANDIDO...

para lembrar

Sérgio Martins – A personagem Adelaide do Zorra Total não é humor é Racismo !

por Sérgio Martins Adelaide do Zorra Total não é humor...

Ausência de conexão e limbo terrestre

por Sérgio Martins Ando meio sem conexão com a...

Hábitos dos super ricos aumentam desigualdade, diz estudo

Quando a renda se concentra no topo e indústrias...

Ricos (não) merecem o que têm?

Privilégio representa alguma vantagem ou direito que uma pessoa ou grupo tem, independentemente de ter sido obtido por esforço próprio ou não. Privilégio nem...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Brasil quer levar desigualdade e impostos para a mesa de discussão do G20

O governo brasileiro pretende levar para a mesa de discussão do G20 os efeitos da desigualdade e sua relação como a política econômica e...
-+=