quinta-feira, setembro 23, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaSérie de fotos em P&B capta a experiência de ser negro na...

Série de fotos em P&B capta a experiência de ser negro na Chicago dos anos 1940

Entre 1915 e 1960, mais de 5 milhões de afro-americanos migraram do sul dos EUA para o norte, num fenômeno que ficou conhecido como “A Grande Migração”. Segundo historiadores, ela aconteceu em dois períodos, sendo que o segundo se deu após a Grande Depressão, em 1929.

Do Hypeness

E lá por 1940, centenas de afro-americanos migraram para Chicago, que despontava como um grande centro industrial, com promessas de trabalho e uma vida melhor. “Pensei em vir para Chicago, pois lá poderia me afastar de um pouco do racismo e teria a oportunidade de fazer algo com meu talento. Não foi fácil, cara, mas foi muito melhor do que lá no sul, onde nasci”,  disse o pianista Eddie Boyd à Living Blue Magazine.

blank

O fotojornalista Edwin Rosskam, que trabalhava para a Farm Security Administration, foi o encarregado de documentar através de imagens todo esse processo. Foram diversas semanas andando pelas ruas da cidade e clicando o cotidiano dos novos moradores.

O resultado desse trabalho são imagens em p&b inspiradoras, que foram publicadas no livro 12 Million Black Voices, e hoje pertencem à Biblioteca de Congresso. Confira algumas delas abaixo:

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

blank

 

RELATED ARTICLES