Sesc lança projeto de artes visuais ‘Dos Brasis: arte e pensamento negro’

Por meio de sua atuação na área de Artes Visuais, o Sesc promove este ano uma ampla reflexão em torno da identidade brasileira e as relações entre os diferentes grupos étnicos que constituem o país. O projeto Dos Brasis: arte e pensamento negro, parte do programa Arte Sesc, tem a proposta de pesquisar, fomentar e difundir a produção artística, intelectual, e visual contemporâneas de artistas e pesquisadores afro-brasileiros ao evidenciar suas técnicas, histórias e correlações socioculturais, por meio, inicialmente, de uma pesquisa nacional com a participação dos técnicos de artes visuais do Sesc no país. O evento de lançamento será realizado no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, em Salvador (BA). Na ocasião, será anunciada a abertura das inscrições para seleção de pesquisadores que participarão de uma residência artística on-line.

O projeto Dos Brasis tem curadoria do professor e Doutor em Artes Visuais Igor Simões e do curador e antropólogo Hélio Menezes. Durante o evento de lançamento, eles apresentam a metodologia de pesquisa do projeto e conduzem uma roda de conversa com os convidados Nelma Barbosa, coordenadora geral da rede de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Baiano, e Ayrson Heráclito, artista, curador, pesquisador e professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Além da residência artística, que tratará temas como Curadoria e Raça na Arte Brasileira, Os educativos como plataforma de pensamento sobre arte e racialização, e Mulheres Negras e Arte Contemporânea Brasileira, o projeto Dos Brasis prevê uma exposição coletiva com obras de artistas visuais originários de todos os estados, a ser aberta em 2023, materiais educativos voltados à formação de educadores e representativo de experiências educacionais de todo o país; e uma publicação com o resultado das pesquisas em cada unidade da federação vinculada ao projeto.

Na residência, serão realizados ao longo do ano encontros com tutoria para os participantes, cujo percurso profissional se relacione com os temas propostos pela exposição, como artistas, pesquisadores e educadores, e aulas abertas ao público. A ação é uma estratégia para ampliar o debate em torno do tema por meio de grupos de estudo entre nomes que tecem a curadoria e o pensamento negro em artes visuais, instituindo espaços de compartilhamento e referências a partir da criação poética, crítica e educativa.

Futuramente, a exposição desenvolvida no projeto Dos Brasis integrará o circuito de exposições do Sesc e deve circular pelas mais de 60 galerias que compõem a Rede Sesc de Artes Visuais por meio do Arte Sesc.

Serviço

Lançamento do projeto Dos Brasis

Data: 03.02.2022 (quinta-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Teatro Sesc-Senac Pelourinho

Endereço: Largo do Pelourinho, 19 –  Centro Histórico de Salvador (BA)

Gratuito – Sujeito à lotação do espaço

Formato: híbrido – Transmissão pelo YouTube do Sesc Brasil

*Para acesso ao evento, será necessário a apresentação do cartão físico ou virtual com esquema vacinal completo e o uso de máscara em todos os ambientes do teatro.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

Prince foi um Rei

nos anos oitenta, Michael Jackson teve que recorrer a...

Ilê Aiyê realiza sua primeira live dia 12 de julho (domingo)

Show irá arrecadar recursos para manutenção dos projetos sociais...

Museu Afro Brasil promove eventos literários

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra. O Museu Afro...

para lembrar

Movimento Negro vê postura das entidades como racismo e fará protesto em Londrina

O Movimento Negro de Londrina se mobiliza nesta terça-feira...

‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

Vencedora da primeira edição do reality "The Voice Brasil",...

Nossa fé é antirracista, em defesa das vidas negras!

“Eu vou morrer! Eu vou morrer!” “Eu não consigo respirar!” “Ele...
spot_imgspot_img

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...
-+=