Shirley Chisholm: a 1ª mulher negra a concorrer à presidência dos EUA

Enviado por / FonteDo Hypeness

Em 1972, as eleições dos Estados Unidos tiveram a primeira pré-candidata negra da história: Shirley Chisholm concorreu ao cargo pelo Partido Democrata. Durante a campanha, recebeu pelo menos três ameaças de morte e precisou lutar para que sua candidatura fosse levada a sério.

Demoraria ainda muito tempo para o primeiro homem negro sentar na cadeira presidencial. Barack Obama, foi eleito apenas em 2009. A candidatura de Shirley nos anos 70 mostra sua força ao concorrer ao cargo poucos anos após a eclosão do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

(Foto: domínio público)

Pessoas negras só conquistaram o direito ao voto no país em 1965, sete anos antes que o nome de Shirley surgisse como aspirante à presidência.

Ela também foi a primeira mulher negra no congresso estadunidense. O cargo permitiu que lutasse pela igualdade racial e de gênero no país.

Shyrley Chisholm revisando estatísticas políticas em 1965 (Foto: domínio público)

Shirley pressionou para que o governo expandisse o programa de auxílio alimentação para pessoas de baixa renda, fez campanha pela adoção do salário mínimo e se opôs à Guerra do Vietnã.

Gravações de 1974 divulgadas pelo US National Archives mostram que a pioneira era também uma visionária. Em um clipe, ela diz que não ficaria surpresa se os Estados Unidos não tivessem uma presidente mulher nos próximos 20 ou 25 anos.

Até hoje, o país não elegeu nenhuma mulher para a presidência.

A candidata sentiu o preconceito duplamente em sua trajetória política. Seus poucos colegas negros, em quem ela esperava poder confiar, preferiram apoiar homens brancos a ajudar uma mulher que lutava contra a segregação racial.

Com a falta de apoio, Shirley perdeu as primárias para George McGovern, que concorreu à presidência (e perdeu) contra Richard Nixon.

Apesar disso, a congressista soube deixar sua marca até nas coisas mais sutis. Uma das atitudes foi contratar uma equipe composta apenas por mulheres, metade delas negras.

Sua luta continou até 1982, quando se aposentou da vida política. Em 2015, sua atuação foi reconhecida com a Medalha Presidencial da Liberdade, considerada a maior condecoração civil dos Estados Unidos.

+ sobre o tema

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Exposição na Biblioteca Parque do Rio lembra trajetória de Martin Luther King

A mostra itinerante Martin Luther King – Legado &...

Hoje na História, 1972: É absolvida militante negra Angela Davis

Angela Yvonne Davis, militante negra, antiga professora de filosofia...

Rosa Parks “Melhor andar com dignidade que rodar na humilhação”

Aos olhos e ouvidos de todo o mundo, a...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Menos de 3% entre docentes da pós-graduação, doutoras negras desafiam racismo na academia

A Gênero e Número ouviu mulheres negras presentes no...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Rosana Paulino: ‘Arte negra não é moda, não é onda. É o Brasil’

Com exposição em cartaz no Museu de Arte do...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=