Sobre ser Lésbica e Negra

Dentro da comunidade lésbica eu sou Negra, e dentro da comunidade Negra eu sou lésbica. Qualquer ataque contra pessoas Negras é uma questão lésbica e gay, porque eu e milhares de outras mulheres Negras somos parte da comunidade lésbica. Qualquer ataque contra lésbicas e gays é uma questão sobre direitos dos negros, porque milhares de lésbicas são Negras e milhares de homens gays são Negros. Não existe uma hierarquia de opressão.

 

Dia desses me fizeram uma pergunta: O que você é primeiro? Lésbica ou Negra? Como se fosse realmente necessário escolher um “lado” para lutar por meus direitos ou me identificar, ou como se eu não fosse invisível em ambos os casos.

Mas se você me pergunta com qual comunidade eu me identifico, minha resposta seria a reprodução das palavras de Audre Lorde “Dentro da comunidade lésbica eu sou Negra, e dentro da comunidade Negra eu sou lésbica.”

O único ponto que me incomoda é termos uma comunidade lésbica que luta contra a invisibilidade mas consegue invisibilizar as lésbicas negras com tamanha força. Na minha singela opinião é algo que não aceito pelo simples fato de não entender como alguém pode lutar por qualquer direito tirando o direito de outros?

Especificamente entre lésbicas que é nosso assunto aqui percebo uma falta visibilidade, reconhecimento, material informativo, sobre lésbicas negras.

Quantas vezes você que me lê agora entrou em um site ou uma fã page para curtir a imagem de uma lésbica negra? Quantas lésbicas negras você conhece? Quantas personagens lésbicas negras lhe foram apresentadas na sua série preferida (Bette Potter- the L word- embora afrodescendente não representa a realidade das mulheres negras, talvez sua irmã Kit que não era lésbica).

Hoje 25 de julho é o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, data criada 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

Em 2010 me entendi como lésbica, e minha primeira atitude com relação a este meu entendimento foi me informar a respeito de um mundo que até aquele momento não era o meu. Busquei livros, informações na internet, pessoas, referências, imagens e em nada que eu encontrei me permitiu algum tipo de identificação. Eu não sou a lésbica novinha vestida de Shane, não sou a moça vegetariana que anda com os cabelos esvoaçantes na bicicleta e nem aquele casal simpático com o cabelo de uma trançado no da outra mostrando uma união infinita. Ficou na época e existe até hoje uma inquietude sobre porque tantos estereótipos em meio a uma comunidade já tão estereotipada?

Encontrei no meio das mulheres lésbicas os mesmos clichês de uma comunidade que vê a mulher negra como um objeto, um bundão e um peitão para sexo 24 horas por dia, encontrei meninas com “nojo” de mulheres negras, encontrei piadas sobre “cabelos duros”.

Você que me lê agora é assim também? A cor da nossa pele te incomoda? Se apaixonar por uma mulher negra está fora dos seus “padrões”? Qual é o seu estereótipo de mulher negra? Você já experimentou digitar no Google “lésbicas famosa” e comparar com o que acontece quando você digita ” Lésbicas Negras famosas”, faça este teste. Muitas vezes preferimos varrer nossos preconceitos para debaixo do tapete quando na verdade deveríamos tirá-los do cantinho seguro e vencê-lo.

Hoje, um dia tão importante para mulheres negras eu proponho a todas as mulheres negras que leem o blog, que se apresentem, se assumam não apenas lésbicas mas negras e deixo um convite para que possamos debater esta questão aqui site. Deixo a pergunta “O que é ser lésbica e negra? Quais nossos maiores desafios?”

Eu tenho orgulho da mulher que eu sou, negra, lésbica e apesar dos inúmeros desafios e de todo o preconceito e nada vai me fazer abrir mão dos espaços que eu conquistei, das pessoas que eu cativei e do direito a ter direitos e por eles lutar como tantas outras mulheres negras.

Uma forcinha para o Google

E só para ajudar na questão do Google, algumas lésbicas ( e Bissexuais) negras famosas e lindas e que venham novas referencias sempre ♥

Wanda Sykes

wanda-sykes-

Wanda Sykes é uma atriz e comediante stand-up estadunidense. É conhecida por suas observações cômicas afiadas sobre eventos atuais, sobre as diferenças entre os sexos e as raças, e a condição humana.

Tracy Chapman

tracy

Tracy Chapman é uma cantora de folk, blues e soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy Awards, tornada mundialmente famosa por suas canções “Fast Car”, “Baby Can I Hold You” e “Give Me One Reason”.

Não sabia que ela cantava Baby Can I Hold You né… calcinhas caindo em 3, 2, 1

Pepê e Neném

Pepe-e-Nenem

Pepê e Neném, gêmeas e que fizeram sucesso no cenário musical no fim dos anos 1990, se assumiram homossexuais em uma entrevista no programa De Frente com Gabi no ano passado.

Preta Gil 

Preta-Gil1

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, é uma cantora, atriz e apresentadora, madrinha, rainha, hors concours nas Paradas Gay. Bissexual assumida tem entre suas musicas declarações como “Menina e menino, pego em estéreo” (para noooossa alegria)

Queen Latifah

queen-latifah

Queen Latifah é uma cantora, rapper ,atriz norte-americana, vencedora de um prêmio Grammy e de um Globo de Ouro. Também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Chicago pelo papel de Mama Morton. Queen Latifah é rosto da Cover Girls para uma parceria no desenvolvimento de maquiagem específica para a pele negra. Negra, linda, gorda, lésbica e bem resolvida, como não amar?

Por: Maria Rita Casagrande

 

Fonte: Truelove

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Fernanda Montenegro pediu para beijar Nathália Timberg na TV

Em entrevista ao repórter Ullisses Campbe para a 'Veja',...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Manifesto Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas

Nós, ADELINAS - Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas, da...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=