Socióloga Vilma Reis é eleita nova ouvidora-geral da Defensoria da BA

Eleita disputou vaga com o historiador Marcos Rezende e obteve 4 votos.
Ela entra no lugar da assistente social Tânia Palma, que teve 2 mandatos.

A socióloga Vilma Reis foi escolhida, por quatro votos a dois, nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), em eleição nesta quinta-feira (30). Ela disputou o cargo com o historiador Marcos Rezende e entra no lugar da assistente social Tânia Palma, que atuou por dois mandatos.

no G1

Primeiro, aconteceu uma sabatina com os candidatos em sessão extraordinária do Conselho Superior. Os votos foram abertos, diretos, nominais, obrigatórios e fundamentado, segundo a Defensoria.

Votaram o defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Clériston Cavalcante de Macêdo; Gianna Gerbasi, que substituiu o subdefensor público geral; Rafson Ximenes e, pela corregedora-geral, Carla Guenem; além dos conselheiros Gil Braga, Maria Auxiliadora Teixeira e Mônica Aragão.

A posse está marcada para o dia 22 de maio, às 9h, na Escola Superior da Defensoria Pública, na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela. A Ouvidoria Cidadã é um canal para recebimento de críticas, elogios, reclamações e sugestões da sociedade, com o objetivo de fiscalizar e apontar novas demandas para atuação de DPE.

De acordo com a Defensoria, as eleições acontecem a cada dois anos em duas etapas: eleição feita por representantes indicados pela sociedade civil para formação de lista tríplice e escolha definitiva pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia. Neste ano, apenas dois dos candidatos foram considerados aptos e a lista, portanto, foi dúplice.

Para participar, os candidatos precisam ser cidadãos da sociedade civil, sem cargo eletivo em qualquer esfera municipal, estadual ou federal, e não podem ter cargo comissionado ou de confiança em qualquer esfera do poder.

leia também:

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=