Socióloga Vilma Reis é eleita nova ouvidora-geral da Defensoria da BA

Eleita disputou vaga com o historiador Marcos Rezende e obteve 4 votos.
Ela entra no lugar da assistente social Tânia Palma, que teve 2 mandatos.

A socióloga Vilma Reis foi escolhida, por quatro votos a dois, nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), em eleição nesta quinta-feira (30). Ela disputou o cargo com o historiador Marcos Rezende e entra no lugar da assistente social Tânia Palma, que atuou por dois mandatos.

no G1

Primeiro, aconteceu uma sabatina com os candidatos em sessão extraordinária do Conselho Superior. Os votos foram abertos, diretos, nominais, obrigatórios e fundamentado, segundo a Defensoria.

Votaram o defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Clériston Cavalcante de Macêdo; Gianna Gerbasi, que substituiu o subdefensor público geral; Rafson Ximenes e, pela corregedora-geral, Carla Guenem; além dos conselheiros Gil Braga, Maria Auxiliadora Teixeira e Mônica Aragão.

A posse está marcada para o dia 22 de maio, às 9h, na Escola Superior da Defensoria Pública, na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela. A Ouvidoria Cidadã é um canal para recebimento de críticas, elogios, reclamações e sugestões da sociedade, com o objetivo de fiscalizar e apontar novas demandas para atuação de DPE.

De acordo com a Defensoria, as eleições acontecem a cada dois anos em duas etapas: eleição feita por representantes indicados pela sociedade civil para formação de lista tríplice e escolha definitiva pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia. Neste ano, apenas dois dos candidatos foram considerados aptos e a lista, portanto, foi dúplice.

Para participar, os candidatos precisam ser cidadãos da sociedade civil, sem cargo eletivo em qualquer esfera municipal, estadual ou federal, e não podem ter cargo comissionado ou de confiança em qualquer esfera do poder.

leia também:

+ sobre o tema

Danai Gurira, estrela de ‘Pantera Negra’ é nomeada embaixadora da ONU Mulheres

A atriz e dramaturga Danai Gurira, conhecida por interpretar...

Mulheres negras, criminalizadas pelas mídias, violadas pelo Estado

Para Carolina Maria de Jesus, que em 2014 celebramos seus...

Espelho: Cápsulas de autoestima, vacinas contra o preconceito, anabolizantes da igualdade

por Flavia Oliveira no O Globo Da galeria de imagens...

Exposição “Todas as faces de Maria” homenageia as mulheres negras.

Ontem foi a abertura da exposição “Todas as faces...

para lembrar

TJ-PR suspende feriado do Dia da Consciência Negra, em Curitiba

Medida cautelar foi pedida pela Associação Comercial e pelo...

Evento lança a Marcha das Mulheres Negras 2015 no estado de São Paulo

O processo de mobilização para a Marcha Nacional das...
spot_imgspot_img

Direitos das mulheres afrodescendentes são reforçados na COP 28 por Geledés

No primeiro dia de participação de Geledés – Instituto da Mulher Negra na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...
-+=