Ângela Guimarães, coordenadora do Plano Juventude Viva

O Plano Juventude Viva possui agora uma nova coordenadora: Ângela Guimarães, que exerce também a função de Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude. Ângela é licenciada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil em Salvador.

De 2001 a 2010, fez parte das direções estadual e nacional da União da Juventude Socialista (UJS) e União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO), onde protagonizou as lutas contra os aumentos de tarifas e pela aprovação das cotas raciais nas universidades públicas.

Desde 2007, integra o Conselho Nacional de Juventude, do qual é a atual presidenta, e no período 2008-2010 fez parte da primeira gestão do Conselho de Juventude da Bahia.

Na Secretaria Nacional de Juventude, coordenou o processo de construção da 2ª Conferencia Nacional de Juventude como Secretária-Adjunta e agora inicia a coordenação do Plano Juventude Viva, em sua segunda fase.

 

Leia também a entrevista com Ângela Guimarães, como Secretária Adjunta de Juventude

da Agência Jovem em  outubro 2013

Na manhã da última sexta-feira (27), jovens da RENAJOC – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores realizaram um bate-bola com Ângela Guimarães, Secretaria Adjunta da Secretaria Nacional Juventude, que esteve presente no seminário de comunicação do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE.

Qual a perspectiva do governo para trabalhar a democratização da comunicação com as juventudes?

Nós acreditamos que os insumos produzidos aqui no seminário de comunicação aliados ás resoluções das conferencias de juventude precisam ajudar a impulsionar esse tema para dentro do governo. Existem algumas plataformas dos movimentos sociais na direção da democratização da comunicação e da regulação da mídia, da participação social, da diversidade de conteúdos, do financiamento público para nós termos uma diversidade maior de instrumentos, de pautas e agendas na área da comunicação. Nós achamos que os insumos coletados aqui irão nos ajudar na nossa orientação; segundo o ponto de vista da Secretaria Nacional de Juventude e dessa nossa relação com as áreas que cuidam das políticas de comunicação, não vai ser um trabalho fácil, pois sabemos que é um tema difícil de tratar, não há consenso de que precisamos empreender um processo apurado no sentido de democratizar de fato a produção e a socialização da comunicação no Brasil. Eu acredito que espaços como esse fortalecem a convicção que pelo menos a Secretaria possui, mas nós não temos expectativas em curto prazo de grandes avanços, devemos pensar em avanços por partes, como a discussão do marco civil da internet, que é uma agenda para termos uma incidência forte. Devemos procurar uma incidência em vários temas e não vamos conseguir de imediato uma revolução nessa área que precisa dessa demanda, mas não temos essa correlação de força do governo para poder empreender isso.

Quais temáticas que a Secretaria Nacional de Juventude espera que sejam pautadas no Seminário de Comunicação do CONJUVE?

Vimos o debate sobre a quebra do monopólio do controle dessas famílias que acabam monopolizando a comunicação e a necessidade do financiamento público e da desburocratização do financiamento para que movimentos juvenis como a VIRAÇÃO e tantas outras organizações que integram o conselho possam fazer das suas comunicações um meio de qualidade que chegue à maioria das juventudes. Outro tema que eu acho que precisa vir com bastante força é a representação das juventudes nos espaços de “mídias tradicionais”, porque são caóticas e estigmatizadoras e não contribuem para o paradigma de jovens que estamos afirmando como sujeitos de direitos e estratégicos para o processo de afirmação do desenvolvimento nacional como agentes transformadores.

A Secretaria Nacional de Juventude possui algum projeto ou algo parecido que possa trabalhar a democratização da comunicação?

Hoje a nossa ação mais forte nesse tema é a implementação do participatório, cuja ideia é ser um observatório participativo das juventudes, mas não só um observatório sob o ponto de vista da produção de conhecimento acadêmico, mas também no objetivo de congregar as demandas, agendas e os temas de juventude em discussão naquele espaço, onde temos comunidades e fóruns debatendo desde a política até as questões ambientais. Nós acreditamos que essa é uma ferramenta muito importante para estimular e agregar a juventude que está interessada nesse debate e nós temos a ambição de fazer muito mais, como a ideia de fazer uma vez ao mês um debate aberto em locais de grande circulação e pautar vários temas de juventude. Estamos experimentando por esses caminhos e, ao lado do participatório, desenvolvemos uma campanha no âmbito do plano do Juventude Viva, voltada a uma cultura de paz e à quebra de estereótipos sobre a juventude negra, porque nossos grandes meios de comunicação representam a juventude e a ligam a tudo o que há de pior na sociedade, enfim, estamos com essa campanha no âmbito do Juventude Viva. Temos um edital aberto para instituições que trabalham com comunicação no estado do Alagoas e do Distrito Federal e pretendemos depois expandir para os outros estados que possuem o Juventude Viva, agregando as ações com entidades que já trabalham nas periferias. O objetivo é criar uma rede junto com essas entidades e o governo para ajudar a implementar essas ações.

Qual a chance do tema da democratização da comunicação ser debatido na próxima Conferência Nacional de Juventude?

É um fato que vai ser debatido e vai continuar sendo até que demos passos nesse sentido. Eu acho que cada vez esse tema vem com mais força e mais clareza de onde devemos atuar, porque ninguém se sente representado por essas mídias que destorcem e não mostram o Brasil que nós todos vivemos. É inaceitável e inconvivível que nós continuemos a ser manipulados para pensar um conjunto de coisas, que simplesmente decorrem de uma indução do nosso cotidiano, como, por exemplo, a campanha pela redução da maioridade penal. É uma indução, pois nós temos 0,6% dos homicídios cometidos por adolescentes com menos de 18 anos e do jeito que é retratado parece que você não pode sair na rua e ver um adolescente, pois já corre risco de ser assassinado. Os grande meios de comunicação não falam o que o povo está vivendo, o que acaba sendo muito contraditório na sensação que o povo vem tendo em sua relação de vida e no que é retratado. Sem contar os temas fora da realidade que são colocados, como nessas novelas e programas de entretenimento que acabam impondo um grau de futilidade enorme que não tem rebatimento nas demandas da população e que em enquetes mostram que a televisão deveria mostrar mais programas de noticias e cultura, o que demonstra que esse tema é uma pauta que a sociedade já tem consciência que deve ser debatido.

Por Joaquim O. Moura, Luiz Felipe Bessa, Reynaldo Azevedo e Jessica Delcarro, da Renajoc

+ sobre o tema

Bahia tem 5 das 10 cidades mais violentas do país

Dados do Mapa da Violência 2014 revelam que a...

Tensão racial nos EUA revela ‘militarização’ da polícia americana

Americanos com roupa e armas militares miram em grupos...

‘O racismo deixa marcas na alma’

Belo-horizontina e médica, Júlia Rocha tem sido alvo de xingamentos...

para lembrar

Zezé Motta relembra preconceito: “Pensei em diminuir o bumbum para ser aceita”

A atriz Zezé Motta recebeu Karol Conka em seu apartamento, no Rio de...

A Minha Empregada é herança do escravismo

Conta no twitter denuncia o racismo, a xenofobia e...

Tássia Reis lança clipe e grife própria: “Liberdade de mostrar quem sou”

A cantora e estilista Tássia Reis começou a sexta-feira (29)...

As gurus da beleza negra na internet

O ramo da beleza tem ganhado cada vez mais...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=