Sonho Olímpico

Nesta semana, começam as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Diversos atletas de todas as partes do mundo estarão no Brasil em busca do sonhado ouro olímpico. Um evento midiático que no Brasil, em meio à crise política que vivemos, segue marcado por polêmicas, problemas relacionados à infraestrutura, segurança e questionamentos sobre o legado que os investimentos deixarão na cidade.

Por Mauricio Pestana Enviado para o Portal Geledés

Ainda assim, o simbolismo dos Jogos Olímpicos sempre foi muito além do esporte e também é uma demonstração de poder, seja do ponto de vista do individuo ou de uma nação.

As Olimpíadas já foram usadas para medir forças em um tempo que o mundo estava divido por uma Guerra Fria. Em 1936, Hitler com seu discurso de “superioridade ariana”, viu o atleta negro norte-americano, Jesse Owens, ser aplaudido em Berlim, ao levar quatro medalhas de ouro no atletismo. Em 1986, na Cidade do México, negros norte-americanos ergueram seus punhos após receberem suas medalhas no pódio, uma saudação Black Power em referência ao movimento dos Panteras Negras, em um momento que a luta pelos direitos civis e contra a segregação racial eclodiam nos Estados Unidos. Em 2008, os mesmos EUA viram a hegemonia de seus atletas derrubada em Pequim, quando os chineses ficaram a frente no quadro de medalhas.

No Brasil, democratizar o acesso ao esporte de qualidade, faz com que as modalidades sejam uma ferramenta social transformadora para jovens de periferia que vêem nas Olimpíadas uma oportunidade para realizarem seus sonhos. São dezenas de histórias de superação de pessoas que, ao menos por um mês, não estarão à margem da sociedade e terão a chance de mostrar ao mundo o seu potencial.

Reflexões como estas nos ajudam a entender que mais do que ganhar medalhas, os jogos olímpicos acontecerão mais uma vez para mostrar que também são um ato político e social perante os olhos do mundo.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Afetividade

A semana em que o comércio varejista entra em...

Fidel

“Passei no vestibular, mas a faculdade é particular. Particular,...

A atualidade brutal de Hannah Arendt

O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento...

SP: Homem é indiciado por racismo após pintar símbolo nazista em rua

Um homem foi indiciado por racismo após pintar uma...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...
-+=