SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW

Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

Nesta segunda, dia 16/1, às 10 horas o Ministério Público Federal do Trabalho, situado à Rua Cubatão nº 322, centro, São Paulo, iniciou uma reunião de conciliação, frente a denuncia da Educafro de que a SPFW discrimina os negros/as. A ausência dos representantes da SPFW não prejudicou o andamento da investigação nº 3982.

A Prefeitura compareceu e foi questionada sobre o cuidado do órgão de não investir dinheiro público em empresas que discriminam, direta ou indiretamente. A Procuradora, Dra. Célia Regina Camachi Stander deu à Prefeitura o prazo de 30 dias para apresentar todos os documentos de transferência financeira feita daquele órgão municipal aos cofres da SPFW. Em seguida a Procuradora comunicou que está também convocando a SPtur para prestar contas do dinheiro repassado para a SPFW e se é cobrado desta instituição a aplicação da Lei Federal nº 12.288 de 20 de julho de 2010.

Na audiência a Educafro apresentou à Procuradora cópia de uma reportagem de 3/10/2011, do site CONGRESSO EM FOCO , (especializado em exigir transparência na aplicação das verbas públicas), elaborada pelos repórteres Edson Sardinha e Mariana Haubert, denunciando que a SPFW também recebe dinheiro Público Federal. A reportagem denuncia também que, à época, nem o dinheiro recebido pela SPFW em 2007, teria sido prestado contas.

Diante desta realidade a Procuradora intimou também o Ministério do Turismo para apresentar documentos sobre os valores repassados para a SPFW e se o Ministério, ao repassar estas verbas tem levado em conta a Lei Federal 12.288.

Nesta edição da SPFW 2012, o grande protesto da Educafro consiste em exigir moralização na aplicação do dinheiro público. A Educafro entende que o problema não está só na SPFW, mas também nos órgãos de governo que liberam dinheiro público sem exigir a contrapartida que é o respeito à diversidade étnica. É imoral liberar verbas públicas para uma empresa ou evento que discrimina negros direta ou indiretamente, especialmente a SPFW que recebe em média dois mil repórteres do Brasil e do mundo, os quais correm perigo de revelarem para toda sociedade uma realidade pluriétnica distorcida.

Na próxima audiência saberemos quais punições a SPFW deverá sofrer em função de insistir na exclusão de negras e negros em seus eventos de 2012.

Atenciosamente,

Frei David Raimundo Santos, OFM

Diretor Executivo da Educafro

 

 

Veja mais sobre o assunto:

Poucas modelos negras reabrem debate sobre cotas em desfiles

Beleza & Cor

SPFW: Grifes silenciam sobre negro

SPFW vai ter que incentivar uso de modelos negros

Promotora quer cota para negros em desfiles

 

 

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

para lembrar

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

Fuvest 2023: veja o gabarito oficial da prova da primeira fase do vestibular

A Fuvest divulgou, na noite deste domingo (4), o gabarito oficial...

FUVEST 2010: Vestibular da Fuvest mistura questões modernas e conservadoras

Nem careta nem moderninha. A prova deste domingo da...

Por que investir na primeira infância pode mudar o Brasil

Estudos mostram como o investimento nos primeiros cinco anos...
spot_imgspot_img

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...
-+=