Stephanie Ribeiro: Não vamos sanar o racismo apenas com amor

Será que as pessoas estão confundindo respeito com amor? Nossa colunista aborda essa questão em #BlackGirlMagic

Por STEPHANIE RIBEIRO, da Revista Marie Clarie 

 (Foto: Thinkstock)

Toda vez que o racismo vira pauta na grande mídia, surgem pessoas dizendo que precisamos amar mais os outros para superá-lo. Sempre colocam o amor como solução e, consequentemente, o racismo como sendo um problema de pessoas más. O maniqueísmo do assunto é um dano ENORME para os Movimentos Negros. Afinal, na vida real sabemos muito bem que o racismo é banal e cotidiano no Brasil – sendo assim, se existem mocinhos e vilões, eu tenho plena consciência de que ambos são racistas.

Eu sei muito bem que ninguém quer ser racista, mas evidentemente vivemos numa sociedade tal qual e somos educados socialmente assim – tanto que, até mesmo quando fazemos algo simples como elogiar uma pessoa negra, muitas vezes somos racistas e nem nos damos conta disso. Racismo é estrutural, sistêmico e social. Para entender isso melhor, pense na nossa sociedade como uma árvore: o racismo é como um fungo que está em toda sua estrutura, mas principalmente na sua raiz. Não é enfeitando suas folhas com laços cor de rosa que vamos resolver o que está na sua base e em toda sua estrutura. Então:

Não vamos sanar o racismo apenas com amor.

Não aguento mais as pessoas falando que o amor supera tudo, como se a vida fosse uma comédia romântica. Racismo é violência, racismo é estrutural, racismo é opressão, racismo é vida real num país que escravizou negros africanos por séculos. O amor existe e é importante, mas não é só de amor que precisamos para superar o racismo.

Tenho muita preguiça dessas falas, até porque sou uma pessoa com dificuldades de se socializar e criar laços afetivos. Imagina, então, sair por aí amando todo mundo. Porém, também sou uma pessoa que quer fortemente acabar com a estrutura racista. Para isso, acredito que precisamos enquanto sociedade compreender que não devemos respeitar apenas quem amamos. A palavra talvez seja respeito e não amor. Respeitar as diferenças. Respeitar as escolhas alheias. Respeitar e reparar a sociedade. Respeitar e reeducar. Respeitar a mobilidade social. Respeitar a dignidade dos indivíduos. Isso é o que esse país nos deve.

Eu, enquanto negra, não quero ser amada ou abraçada – e nem quero que façam safari na minha casa tirando fotos da forma como vivo para colocar em álbuns do Instagram, e assim se sentirem melhor com os próprios privilégios. Eu quero respeito. Eu quero a possibilidade de ser vista como um indivíduo. Eu quero que qualquer um me veja como um ser humano. O racismo desumaniza o indivíduo negro e nos animaliza ao pressupor que somos ignorantes, selvagens, inferiores e marginais. Por isso somos socialmente controlados e, inclusive, mortos.

Num país construído nessa base, para não ser racista não basta querer, é preciso se deseducar do que foi aprendido e se reeducar com uma visão antirracista. Para isso, precisamos falar sobre racismo. Todos os dias. E refletir. Ao ter coragem de dizer que o racismo existe, admitir o nosso é o primeiro passo para combate-lo. Falar dos outros é fácil, mas falar das nossas próprias condutas racistas não. Racismo não é coisa de vilão de novela, de pessoas mal amadas ou de gente má: racismo é coisa de gente comum. Gente como a gente. Ao tratar o racismo como um problema pontual de mau-caratismo, ou até mesmo sociopatia, estamos INDIVIDUALIZANDO um problema estrutural que foi criado para a manutenção do privilégio de determinados indivíduos sobre outros, a partir da sua identidade racial.

A gente muitas vezes identifica uma folha doente em uma árvore podre, tira e acha que está tudo bem. Quando a árvore cai em nossas cabeças, não temos mais tempo de agir. Com o racismo fazemos o mesmo: esperamos que um caso que ganhe as mídias para falar do assunto por dois dias nas nossas redes sociais, enquanto nos outros, fingimos que racismo não é um problema nosso e dormimos em paz num país que jovens negros têm 2,5 mais chances de serem assassinados. A gente fala dos racistas como se fossem monstros, bichos papões, pede para colocar na cadeia, fala que mataria e daria na cara. Falamos como se fossem os OUTROS e não nós mesmos.

Estamos acostumados o racista como uma pessoa distante. Mas ele não é! O racista é tanto a pessoa que te ofende e te chama de macaca na sua cara, como aquela que te dá bom dia sorrindo e você acredita que é uma boa pessoa – mas toda noite liga o computador e por meio de um perfil fake chama negros de feios.

Racistas não são monstros, são pessoas que foram condicionadas a serem assim. Há diversas questões, inclusive que leva jovens, mesmo negros, a reproduzirem racismo na internet por meio de gangues para ter visibilidade. A gente reproduz o que nos fere visando aprovação.

Então eu te pergunto: o que eu faço quando a minha vó branca segura a bolsa mais forte quando vê um jovem negro na rua? Mando prender? O que eu faço com a minha tia-avó que condenou o casamento da minha avó e cortou relações com ela, pois ela estava colocando um NEGRO na família? Mando matar? O que eu faço com as ofensas que eu escutei de primos e familiares, gente que eu ABRAÇO e AMO. O que eu faço? E porque o amor dessas pessoas por mim, uma mulher negra, não fez elas quererem mudar toda a estrutura racista? Não fez elas deixarem de serem racistas? O racismo é muito mais complexo que nossos laços afetivos.

Ser de família inter-racial é abraçar racista todo dia. E nem me digam que isso é mentira: eu sei muito bem como os laços familiares são. Eu sou a negra BOA, a negra que merece ser DEFENDIDA. Mas há vários outros negros no mundo que não têm laços de sangue. Esses a gente ofende, a gente tem medo, a gente fala bobagens sobre no Facebook.

O racismo é o mesmo e eu não perdoo racistas – mas, inclusive, amo muito alguns.

 

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Zelinda Barros: Ativista também cansa

POEMA DE LA PUENTE Kate Rushin Estoy harta enferma de ver y...

Mulheres negras são maioria entre evangélicos, aponta Datafolha

Catolicismo ainda é predominante no país e vem seguido...

A madame é racista? ( sim ou não)

Lar e Cia empregos e o racismo explícito no...

“Julho das Pretas” Enfrentamento ao racismo, fim da violência e pelo bem viver

O “Julho das Pretas” está na quinta edição de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=