STF suspende julgamento de anencéfalos; placar é favorável a aborto

O julgamento sobre a descriminalização do aborto no caso de fetos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso nesta quarta-feira (11) com o placar de 5 votos favoráveis à interrupção da gravidez e apenas um contrário. O tema voltará à pauta do Supremo na sessão de quinta-feira (12).

Por Maria Carolina Marcello

O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, considerou procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que pede a descriminalização do aborto de anencéfalos.

Marco Aurélio foi acompanhado pelos ministros Joaquim Barbosa, Rosa Webber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O ministro Ricardo Lewandowski votou pela improcedência da ADPF, alegando entender que o tema deveria ser tratado pelos parlamentares no Congresso Nacional.

A sessão não contou com a participação do ministro Dias Tóffoli, que se declarou impedido por ter se manifestado sobre o caso quando ainda era advogado-geral da União. Assim, quatro ministros ainda têm de votar.

Entidades favoráveis ao aborto de fetos anencéfalos argumentam que a medida preserva a dignidade da mãe ao poupá-la do sofrimento de gestar uma criança que não terá chances de sobrevivência após o parto.

Entidades religiosas, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no entanto, afirmam que o aborto viola o direito do feto à vida e que a legalização da interrupção da gravidez nesses casos representaria uma discriminação contra doentes.

 

 

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Projeto ‘De|generadas’ discute o feminismo no Sesc Santana

Entre os dias 5 e 28 de março, o Sesc Santana recebe...

Um partido feminista? Perfeito. Desde que não dure muito

Uma aliança política de mulheres seria instável e eventualmente...

Beatriz Souza vence israelense e conquista medalha de ouro no judô

Aos 26 anos e em sua estreia nos Jogos...

para lembrar

Queens negras de RuPaul lançam show pra celebrar beleza e cultura afro

A performance celebrará a excelência negra e estrelará algumas...

Direito ao voto feminino no Brasil completa 92 anos

As mulheres são atualmente 52% do eleitorado brasileiro, segundo...

Igualdade de Gênero na Educação e Liberdade de Expressão

Um conjunto de organizações, preocupado com a violência de...

Casos de feminicídio aumentaram 43,3% em São Paulo em 2022

O estado de São Paulo registrou 195 casos casos de feminicídio em 2022,...
spot_imgspot_img

Malala: ‘Nunca pensei que mulheres perderiam seus direitos tão facilmente’

Uma bala não foi capaz de silenciá-la, e agora Malala Yousafzai está emprestando sua voz às mulheres do Afeganistão. Em apenas alguns anos desde que o Talebã retomou o controle do país,...

Produção percorre rotas oginais do tráfico de escravizados na África séculos depois

A diretora baiana Urânia Munzanzu apresenta o documentário "Mulheres Negras em Rotas de Liberdade", como uma celebração à ancestralidade, à liberdade e às lutas...

Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios

O Ministério das Mulheres está divulgando uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, produzida em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo...
-+=