Sul-africanos recordam Samora Machel aos 30 anos de sua trágica morte

pes_537035

Do Prensa Latina

Pretória, 17 out (Prensa Latina) Os sul-africanos prestarão tributo de recordação hoje ao falecido presidente de Moçambique, Samora Machel, ao se completar 30 anos de sua trágica morte em um acidente de avião ocorrido aqui em 19 de outubro de 1986.

Prevista no local onde aconteceu o fato, em Mbuzini, província de Mpumalanga (a 460 quilômetros ao leste de Pretória), a cerimônia contará com a presença do primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, e do vice-presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Também participarão familiares dos que morreram junto a Machel no fatal incidente, não esclarecido ainda após três décadas.

A comemoração destacará a vida do dignatário moçambicano, que manteve-se no poder desde o dia 25 de junho de 1975 (pouco depois da independência) até o momento de seu falecimento.

Segundo sublinhou um comunicado oficial, a homenagem colocará em destaque o papel desempenhado por Moçambique na libertação da África do Sul e de outros países no subcontinente.

Graças aos sacrifícios desse povo e de Machel na luta contra o apartheid, Maputo e Pretória desfrutam atualmente de um nexo estratégico nos âmbitos político, econômico-comercial e cultural, apontou o texto divulgado pela Presidência.

Ambas partes têm assinado mais de 70 acordos setoriais ‘o que demonstra a força e a profundidade das relações bilaterais’, concluiu.

Líder do movimento de libertação Frelimo desde 1966, Samora Machel perdeu a vida quando retornava de uma reunião de trabalho com outros altos mandatários da região realizada em Zâmbia.

O avião que transportava ele e outras 34 pessoas caiu como resultado de uma explosão em território sul-africano, a cinco quilômetros da fronteira com Moçambique.

Pelas características do desastre cresceu na África a convicção de que a morte do presidente Samora Machel foi uma sabotagem premeditada a qual não estiveram alheios o regime do apartheid e o grupo contrarrevolucionário Renamo.

+ sobre o tema

Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o "Pan-africanismo e renascimento africano"...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

para lembrar

Ódio e preconceito: França vive primavera sombria

O país que desenhou os conceitos de Direitos...

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da ‘Forbes’

Presidente subiu de posição após dois anos consecutivos no...

Beijing acolhe Conferência China-África sobre indústria cultural

Representantes de 26 países africanos, incluindo Angola, e...

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da Europa”

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Graça Machel: “O medo é a maior barreira para as liberdades”

A viúva do primeiro Presidente da República de Moçambique, Samora Machel, e ativista moçambicana, Graça Machel, defende que os cidadãos devem perder o medo...
-+=